sábado, 11 de dezembro de 2010

ZERO HORA

Tarcísio da Silva, 36 anos, estava sozinho e desarmado na Praia dos Ingleses

Criminoso é violento e extremamente perigoso, diz delegado
 
O foragido conhecido como Da Mamãe, um dos mais perigosos e mais procurados do Rio Grande do Sul (RS), foi preso na noite de sexta-feira na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, em Santa Catarina (SC).

Tarcísio da Silva, 36 anos, estava sozinho e desarmado no centro do balneário catarinense quando uma equipe da Polícia Civil gaúcha o abordou e anunciou a prisão, por volta das 21h.

Silva liderava a chamada Quadrilha da Mamãe, apontada como autora de uma sucessão de roubos de carros e ataques a residências que aterrorizaram Porto Alegre até a metade deste ano. A quadrilha é considerada uma das principais do RS, de acordo com o delegado responsável pela prisão, Augusto Cavalheiro Neto, e seu líder, um criminoso violento e extremamente perigoso.

— Se ele não é o principal foragido do RS, está entre os cinco principais — afirmou Cavalheiro.

O delegado comandou um grupo formado por 10 policiais na operação em SC, montada depois de a polícia ter recebido informações sobre a presença do foragido no litoral catarinense. Em pouco mais de um mês, no período em que durou a investigação para pegar Da Mamãe, outros dois integrantes da quadrilha foram presos na região metropolitana de Porto Alegre.

— Ele sentiu que se não saísse do Rio Grande do Sul, cairia — disse o delegado, ao explicar a incursão do suspeito por Santa Catarina.

A Quadrilha da Mamãe é suspeita de invadir uma casa na zona sul de Porto Alegre e torturar um casal de idosos, em junho. Também estaria envolvida na morte do tenente da reserva da Brigada Militar Edemilson Lira de Freitas, 51 anos, em 21 de julho, no bairro Intercap, em Porto Alegre. Ele acabou baleado nas costas ao enfrentar a quadrilha, que tinha feito três mulheres reféns na casa de um empresário do setor de transporte.

No fim de julho, a polícia começou a apertar o certo contra os bandidos e, em uma operação sigilosa, descobriu pistas do grupo em Cachoeirinha. Em agosto, três integrantes do grupo foram presos no município.

Na madrugada deste sábado, Da Mamãe foi conduzido em uma das cinco viaturas da Polícia Civil gaúcha em direção à 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, onde presta depoimento nesta manhã. O delegado informou que, depois de ser ouvido, o foragido deverá ser encaminhado ao Presídio Central.
Quem é Da Mamãe

- Nome: Tarcísio da Silva
- Idade: 36 anos
- Suspeito de crimes de roubo, latrocínio e homicídio, segundo o delegado Augusto Cavalheiro Neto
- Foragido desde maio de 2009

- Conhecido entre os policiais pela brutalidade de suas ações, em que usa até metralhadoras
Os ataques atribuídos à Quadrilha da Mamãe

— Tiroteio contra a polícia em Porto Alegre: em maio deste ano, policiais civis seguiram uma pista de ladrões de carro próximo ao Hospital Cristo Redentor, na Zona Norte, e acabaram entrando em confrontos com eles, em um intenso tiroteio. Na fuga, os bandidos reagiram também contra a Brigada Militar. Ninguém foi preso.

— Roubo a apartamento na Cristiano Fischer: seis homens invadiram em maio um prédio na Avenida Cristiano Fischer e atacaram um único apartamento. No local, eles se identificaram como policiais e levaram milhares de reais em joias e dinheiro.

— Choque e tapas contra reféns: em junho, o bando teria sido responsável por invadir uma casa na Zona Sul e ter feito um casal de idosos refém. As vítima sofreram torturas com choque elétrico e tapas para dizerem onde escondiam o dinheiro. O grupo levou mais de R$ 130 mil em dinheiro e joias.

— PM da reserva morto: ao reagir a assalto, o tenente da reserva da Brigada Militar Edemilson Lira de Freitas, 51 anos, foi morto com um tiro nas costas ao enfrentar a quadrilha, que fazia mulheres reféns em uma casa na zona leste de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário