sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

procissão encerra festejos á padroeira nossa senhora imaculada conçeição



Festa. Centenas de pessoas celebraram o último dia em louvor a Nossa Senhora Imaculada Conceição


Imbituba - Tuliana Rosa


A comunidade católica celebrou no dia 8 de dezembro, a festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição. O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854, e trazida para o Brasil pelos portugueses, a santa tornou-se padroeira de várias cidades, inclusive Imbituba.
A festa começou no dia 1º de dezembro, incluindo missas, novenas, procissões e dentro da programação social, animadas atrações. Para a comunidade católica do município esta é a maior festa católica, foram oito dias de celebrações e atividades que envolveram toda a comunidade.
Esta quarta-feira (8) marcou o fim de mais uma festa em homenagem à santa. Logo ao amanhecer, a cidade pode ouvir a salva de 21 tiros. Às 10h30min, a missa festiva celebrada pelo bispo Dom Wilson, animada pela Associação Coral de Imbituba que emocionou os fiéis presentes na cerimônia. Após a missa, o tradicional almoço festivo e sorteio da rifa e, às 19 horas, procissão da imagem e às 20h o encerramento da festa com a benção do Santíssimo Sacramento, com animação da Bandinha de Jesus.
No dia 1º, as celebrações foram iniciadas às 20 horas com missa de abertura da festa com o Padre Paulo Rodrigues, animada pelo Grupo de Irmãos. No segundo dia a novena celebrada pelo Padre Sérgio Jeremias e o grupo Tons de Deus. A missa do Sagrado Coração de Jesus celebrada pelo Padre Ademir Borges e animada pelo Movimento de Cursilho deu sequência as festividades. Seguidas pela novena e Procissão de São Cristovão, no sábado – celebrada por Padre Eduardo e animada pelo grupo Nova Canção, no domingo missa com Padre Edinei e grupo Unidos em Cristo, na segunda missa com Padre Avelino de Souza, acompanhado do grupo Tubarão e na terça novena com a transladação da Imagem de Nossa Senhora saindo da residência do casal Valmício e Carmem em direção à igreja, com Padre Pedrinho e animado por João e Sueli, encerrando nesta quarta, com a procissão.
O cortejo teve a participação de cerca de mil fiéis. Com a participação de todas as comunidades, a procissão mostrou a fé e cultura dos imbitubenses. A banda municipal acompanhou o cortejo.
No retorno da procissão, os últimos momentos da festa, foi realizado a Benção ao Santíssimo Sacramento.
A programação social contou com a noite da seresta, com o cantor Igor, The Claytons, apresentações artísticas, Chapolin voz e teclado, grupo de dança Pé de Mola, Giovani e seus teclados.

Festa supera expectativas

Segundo o Padre Eduardo Bittencourt a festa foi um somatório de acertos. “Todo ano é diferente, mas neste ano nosso balanço foi melhor do que o ano passado”, avalia. Padre Eduardo ressalta a quantidade de ouvintes que acompanharam as celebrações através do rádio, e que a festa deste ano e todas as celebrações foram voltadas para o maior desafio do presente: a família.
O coordenador  do Conselho Administrativo e Econômico Paroquial – Caep, João Batista Domingos, fala que as expectativas foram supridas. Além disso, uma prestação de contas será apresentada na missa das 8 horas deste domingo (12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário