terça-feira, 7 de dezembro de 2010

complexo portuário de itajai e navegantes tem o segundo maior crescimento do mundo

colunista

Até o fim de 2010, complexo portuário deve ter uma movimentação de 560 mil Containers

 

O complexo portuário do Itajaí-Açu só ficou atras do porto de Gdansk, na Polônia que cresceu 97,4%
O complexo portuário do Itajaí-Açu só ficou atras do porto de Gdansk, na Polônia que cresceu 97,4%O
crescimento do complexo que engloba os portos do Rio Itajaí-Açu, entre janeiro e outubro de 2010, foi de 72,7%. Com este índice, divulgado nesta segunda-feira  por uma das mais renomadas empresa de consultorias portuária do planeta — Drewry Independent Maritime Inteligence — os terminais de Itajaí e Navegantes conquistaram a segunda posição entre os que mais cresceram no período.

O complexo portuário do Itajaí-Açu só ficou atras do porto de Gdansk, na Polônia, cujo crescimento nos dez primeiros meses deste ano foi de 97,4%. Além do Itajaí, o porto de Buenos Aires, na Argentina, foi o único da América Latina a aparecer na lista dos 25 portos que apresentaram maior crescimento no mundo, ocupando a penúltima posição.

A previsão é de que o complexo portuário feche o ano de 2010 com uma movimentação de 560 mil Containers. Segundo o diretor do Porto de Itajaí, Robert Grantham, o crescimento se deve a recuperação do porto, ao crescimento da economia catarinense — impulsionada pelo programa de importações — e pelo trabalho de toda a comunidade portuária.

Vias portuárias

Em duas semanas a a Via Expressa Portuária de Navegantes deve ser inaugurada. A construção, que começou em agosto de 2008, chegou a ficar parada por impasses nas indenizações dos imóveis que precisaram ser desapropriados e demolidos, mas agora está na fase final. Por outro lado, na margem oposta do Rio Itajaí-Açu, a Via Portuária de Itajaí teve as obras interrompidas. A construção, que começou em julho, está paralisada para que um novo estudo do solo seja feito.

As vias portuárias prometem desafogar o trânsito nos dois municípios, já que praticamente retiram caminhões e veículos pesados das ruas. Em Itajaí, as obras estão sendo feitas pelo Exército e financiadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em Navegantes, o custeio ficou por conta da Portonave.

— Esse é um projeto muito importante para a Portonave e para o município. Nossa intenção é retirar o tráfego de caminhões do centro da cidade, garantindo a segurança da população, além de facilitar o acesso de veículos — explica o diretor-superintendente administrativo do Porto de Navegantes (Portonave), Osmari de Castilho Ribas.

Dos 1,8 quilômetros da Via Portuária em Navegantes, falta pavimentar cerca de 600 metros. Nas próximas duas semanas, também serão concluídos o passeio público e toda a iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário