segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

procom faz alerta aos consumidores

Comércio. Principal recomendação é que o consumidor peça, em toda compra, a nota fiscal

Imbituba - Ana Luiza Vargas

Aliado a grandes comemorações, o final de ano vem seguido de compras e muitos presentes. Nada supera o prazer de ser presenteado e de presentear, porém alguns cuidados devem ser tomados durante as compras de final de ano.

Com a chegada do pagamento do 13º salário e a facilidade no acesso ao crédito, as compras aumentam muito durante o final do ano e as reclamações no Procon também. Por isso, é necessário que o consumidor tome alguns cuidados na hora de sair às compras.
Segundo o diretor do Procon de Imbituba, Leandro Souza Ribeiro, os cuidados devem ser redobrados, principalmente em relação a preços e especificações dos produtos anunciados. Outra questão importante são os prazos de troca e assistência técnica. “O consumidor deve partir do princípio de exigir a Nota Fiscal de todo e qualquer produto. Prestar atenção no tempo de garantia do produto e onde é a assistência técnica, pois por lei a loja não é obrigada a enviar seu produto para assistência e sim encaminhar você, consumidor, a autorizada mais próxima. Em relação à troca, a loja não tem obrigação de trocar produto algum, somente em casos de defeito. Então, cada estabelecimento pode firmar sua regra de troca. Se você faz um compra, sempre pergunte se há possibilidade de troca e peça para que isso seja especificado na Nota fiscal”, alerta.
Outro fator que deve ser lembrado é o da promoção, o consumidor chega a uma loja e um certo produto custa um valor e o vendedor lhe fizer um preço diferente do que consta na etiqueta, peça sempre que ele anote o valor em um cartão da loja ou flyer, colocando seu nome e data, para que ele seja obrigado a cumprir o mesmo, caso você resolva voltar duas horas após a ofertar para efetuar a compra.
O Procon alerta para a taxa que é cobrada pelos estabelecimentos para que o consumidor tenha direito a garantia estendida. “Acredito que não vale a pena pagar para ter uma garantia estendida. Muitas vezes são valores abusivos que não trazem nenhum benefício para o consumidor”, explica o diretor.

Natal – Com a proximidade do Natal, a compra de artigos natalinos, que precisam de eletricidade é muito grande. “Deve-se tomar muito cuidado com a qualidade destes produtos para que não aconteça nenhum acidente”, destaca Leandro.

Verão – O Procon está com fiscalização forte em cima de bares e restaurantes. Segundo a lei 5903/2006, os restaurantes e bares são obrigados a ter do lado de fora do estabelecimento, um cardápio contendo preços.
De acordo com diretor, foi realizado, em agosto deste ano, uma reunião com empresários de Imbituba para que eles se adequassem a essa lei. A partir de então foi estipulado um prazo de 45 dias para todos começassem a cumprí-la. Na primeira semana de dezembro os fiscais começaram a intensificar a fiscalização, autuaram cerca de nove estabelecimentos e advertiram dois.
Nos próximos dias deve ser realizada nova reunião com empresários da Praia do Rosa para que eles também cumpram a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário