sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Navegador da Microsoft poderá impedir que sites recolham dados

Recurso foi feito para versão atual do browser.
Tecnologia é pouco usada no Internet Explorer 8.

Reuters
 
A Microsoft planeja oferecer aos usuários de seu novo navegador a opção de impedir que sites recolham suas informações. A iniciativa faz parte dos esforços da empresa de prevenir a introdução de legislação federal quanto à privacidade on-line.
O recurso opcional, conhecido como “proteção contra acompanhamento”, se baseia em tecnologia desenvolvida para a versão atual do navegador da Microsoft, o Internet Explorer 9. O recurso não recebeu destaque porque a companhia estava tentando equilibrar as exigências de privacidade dos usuários com o desejo dos anunciantes de recolher dados sobre eles.
Segundo a Microsoft, a tecnologia se baseia no “InPrivate Filtering”, um recurso pouco usado do Internet Explorer 8 que permite que certos sites sejam bloqueados. A opção tinha que ser ativada toda vez que o navegador era usado.

Obstáculo ao comércio on-line
Na semana passada a Federal Trade Commission dos Estados Unidos apoiou a criação de uma opção de bloqueio de acompanhamento que limitaria a capacidade dos anunciantes de recolher dados sobre os consumidores. Os anunciantes se opõem à ideia, e diversos políticos do Partido Republicano, que assumirá o controle da Câmara dos Deputados no ano que vem, criticaram a legislação como possível obstáculo ao comércio na internet.

Muitos anúncios e elementos invisíveis na web são capazes de carregar automaticamente o endereço de internet de um usuário e a página que ele esteja visitando. Usando “cookies”, ou séries de dados salvos pelo navegador, os sites podem criar um perfil de cada usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário