segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

jaison deixa seinfra e bate recordes

Cargo. A pedido do prefeito, Jaison deixa secretaria e reassume cadeira na Câmara de Vereadores

Imbituba - Popular Catarinense 

Atendendo a um pedido do prefeito José Roberto Martins visando à reforma administrativa do município, o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Jaison Cardoso de Souza, colocou seu cargo à disposição da administração municipal e irá reassumir como vereador na Câmara Municipal de Imbituba. Dorvalino de Mello Filho assume interinamente a Seinfra.
         
Desde 2009 à frente da pasta, depois de ter passado pela presidência da Câmara, secretaria de Administração e chefia de gabinete, Jaison diz ter acumulado grande experiência. “Foi um período de aprendizado, que me permitiu ter um contato direto e diário com a população, além de conhecer a fundo as dificuldades da cidade na área de infraestrutura. Conseguimos minimizar muitas dessas dificuldades com dedicação e firmeza”, avalia o secretário.
Das ações que desenvolveu a frente da Seinfra, nestes quase dois anos, Jaison destaca a estruturação da secretaria com a divisão dos departamentos e a criação das regionais Sul e Norte, que fortaleceu o trabalho junto às comunidades mais afastadas do município. Dentro dessa reforma está a construção da nova sede da secretaria, já em fase de conclusão. Os resultados foram rápidos e a Seinfra registrou, neste período, o maior volume de obras da história de Imbituba, com mais de 50 mil metros quadrados de pavimentações e construções. “Procuramos desenvolver nosso trabalho dando atenção às estradas danificadas e ao difícil acesso a alguns bairros. A pavimentação é uma solução eficaz para os problemas viários do município, pois ao mesmo tempo em que evita transtornos no acesso, economiza posteriores gastos com manutenção. Por isso o grande volume de obras nesse sentido”, explica Jaison. Afirma ainda que, o programa de pavimentação em parceria com as comunidades foi essencial para a execução de muitas obras e continua trazendo resultados positivos.
O secretário destaca algumas das ações mais significativas para o município, como o recapeamento da Avenida Manoel Florentino Machado, principal via de acesso ao porto, que estava em situação precária e constituía perigo aos motoristas. Também a revitalização da Praça Henrique Lage, a pavimentação asfáltica da Rua Manoel Ataíde da Rosa, do bairro Alto Arroio, iluminação da Avenida Beira Mar, e reforma do terminal de ônibus.
Continuidade - Além das obras concluídas, Jaison Cardoso deixa encaminhadas diversas outras e algumas em andamento. A compra de novo maquinário operacional é uma das ações já viabilizadas. Além disso, a secretaria já tem vários projetos prontos para licitação, como é o caso da Rua Novo Horizonte, em Nova Brasília; Rua Rogério Tavares, na Vila Nova; a rua que liga a Ibiraquera à praia do Rosa; trecho entre o fórum e o bairro Village, e o asfaltamento de ruas do Centro e Vila Nova. Um dos projetos mais abrangentes é a revitalização do Centro da cidade, que está em andamento. Atualmente, a Seinfra faz o levantamento dos meios fios das ruas Irineu Bornhausen, Ernani Cotrin e Nereu Ramos para o plantio de novas árvores nos canteiros centrais. “Esse é um projeto grande, realizado em etapas. O próximo passo será plantar as árvores e, por fim, organizar a Rua Nereu Ramos, com via de mão única, calçadão, bancos, etc.”, esclarece o secretário. A ação é realizada em parceria com a prefeitura municipal, secretarias de Desenvolvimento Urbano e Ambiental e Agricultura e Pesca, e ainda, com o apoio da classe empresarial de Imbituba.

Jaison: um tocador de obras

Eleito vereador pelo PSDB com 1.287 votos em 2008, Jaison foi convidado pelo prefeito José Roberto Martins para assumir a pasta de obras em 2009 e desde então empreendeu um forte trabalho em parceria com os demais órgãos, especialmente as Secretarias de Desenvolvimento Regional.
     
 Conhecido como um “tocador de obras” desde que tirou o prédio da Câmara do papel, construído em menos de dois anos, o edifício tornou-se uma referência na cidade e representou a capacidade gestora do vereador Jaison.
Na secretaria de Infraestrutura os desafios foram significativos, especialmente pelas frequentes adversidades provocadas pela instabilidade do tempo. Os últimos dois anos, coincidentemente os dois anos em que Jaison esteve à frente da secretaria, foram os que registraram maior volume de chuvas em Imbituba, desde 1971. Também a limitação do número de máquinas, caminhões e equipamentos tornaram a tarefa mais árdua.
Embora as pessoas conheçam a secretaria de “Obras”, principalmente, pelas demandas decorrentes da necessidade de recuperação e pavimentação de ruas e estradas, que é onde a visibilidade do cidadão é mais efetiva, as atividades do órgão são muito mais abrangentes, pois envolvem a gestão de recursos financeiros e elaboração de projetos nos limites do orçamento municipal, o que impõe a seleção de prioridades para atender às áreas mais necessitadas.
A Seinfra tem ainda sob sua responsabilidade a defesa civil; coleta de lixo; transporte público (terminais, abrigos de passageiros, ônibus e táxi); serviço funerário (cemitérios e funerárias); iluminação pública; limpeza e conservação de praças e ruas; trânsito (sinalização, fiscalização e área azul), pavimentação e drenagem viária; manutenção de vias e redes pluviais.

Sede nova da Seinfra

Assim como fez na Câmara, Jaison transformou a antiga garagem da prefeitura em uma sede moderna para a secretaria de Infraestrutura e reformulou o acesso viário para o órgão, atendendo com isso também o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, a Associação dos Aposentados e Pensionistas, a futura sede da Associação dos Deficientes Físicos e os moradores da rua Jorge Lacerda e adjacências.
Com mais de 200 m2 de área construída, a nova sede da Seinfra abrigará o gabinete do secretário, assessoria, diretoria de Defesa Civil, departamento de Projetos, departamento de Trânsito, serviços administrativos e Supervisão de Iluminação Pública, com acesso à área operacional que será reformulada para abrigar o departamento de Serviços Públicos, cozinha, refeitório, almoxarifado, banheiros, garagens e pátios.
Assim, Jaison deixa a secretaria com o maior número de obras e pavimentações da história de Imbituba, e com a sensação de missão cumprida.

2 comentários:

  1. o jaison pode ganhar sera vamos ver sera que o jaison vai perde

    ResponderExcluir
  2. se o jaison vemse na escola eu vou cantar
    o le le le o jaison vai vemce o le le le
    jaison vai vemce

    ResponderExcluir