sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Novo acesso entre Capivari e Tubarão já é realidade

Aconteceu nesta quinta-feira (4), no auditório da Associação dos Municípios da Região dos Lagos – Amurel, a entrega do anteprojeto da ponte sobre o rio Tubarão, que faz a divisa entre os municípios de Capivari de Baixo e Tubarão.

Há 18 anos, o bairro industrial Capivari foi emancipado e com a independência político-administrativa deixou de pertencer a Tubarão. Desde então, o bairro transformado no município de Capivari de Baixo sempre esteve ligado à cidade-mãe, pois boa parte da população trabalha em Tubarão, além de usar o comércio e os serviços da cidade-polo regional da Amurel.

Selando a harmonia entre os municípios, o prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, e o então prefeito interino de Tubarão, Felipe Luiz Collaço, há alguns meses estiveram nas proximidades do local que marca geograficamente o limite entre as duas cidades.
 Durante o encontro, as autoridades vistoriaram a região, já que a iniciativa comungada pela administração de Brunel e de Manoel Bertoncini marca o início das conversações sobre um antigo desejo, principalmente da população capivariense: a construção de uma nova ponte entre os municípios. Essa viabilidade será a extensão da Avenida Marcolino Martins Cabral continuando na Paulo Santos Mello, em Capivari.

“É um projeto grandioso que irá melhorar em cem por cento o fluxo entre os municípios, hoje concentrado na avenida Nações Unidas, que corta a área da empresa Tractebel Energia. Trata-se de uma obra que também auxiliará Tubarão no sentido de estender o desenvolvimento para o lado norte da cidade”, entende o prefeito Brunel.
A criação de uma ciclovia que vai interligar os municípios de Capivari e Tubarão por meio da Ciclovia do Trabalhador também foi pauta em uma visita administrativa do prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini,

vice-prefeito Pepê Collaço e secretário de Indústria e Comércio, Estener Soratto da Silva Júnior. A convite do prefeito de Capivari, Luiz Carlos Brunel Alves, as autoridades se reuniram em seu gabinete e conheceram o projeto arquitetônico desenvolvido pela Faepesul, apresentado pelo engenheiro eletricista Rodrigo Martins da Silva e a arquiteta e urbanista Vivian Mendes da Silva.

A proposta é completar uma extensão de quinze quilômetros, no sentido norte-sul, da BR-101, passando pelo bairro Três de Maio, centro de Capivari, bairro Santo André. No trecho que compreende a Tubarão a ciclovia passará pelo bairro Revoredo, centro de Tubarão, se estendendo até o bairro Morrotes.

“Observamos que muitas pessoas se utilizam da bicicleta mesmo com a estrutura precária e temos grande interesse em nos juntar a esse projeto que beneficiará os dois municípios, já que a obra contempla as necessidades de ambos”, diz o chefe do executivo tubaronense.

“Realizamos um encontro administrativo e não político, e receber o prefeito Manoel Bertoncini e o vice-prefeito Pepê Collaço é para nós um motivo de orgulho, além de marcarmos um momento histórico em que afinamos parcerias enquanto gestores. Estender o crescimento de nossos municípios conjuntamente é salutar e serve de modelo para que outras regiões e outros prefeitos ousem ir além das siglas partidárias”, avalia o prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário