segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vulcão nas Filipinas expele cinzas; centenas de pessoas são deslocadas

Moradores da região de Irosin observam a culuna de cinza do vulcão nesta segunda-feira (21), nas Filipinas (Foto: Aldrin Recebido/AP)Da Reuters
 
Centenas de pessoas deixaram suas casas e fazendas na região central das Filipinas nesta segunda-feira (21) depois que um vulcão expeliu uma coluna de 2 quilômetros de altura de cinzas que cobriu diversos vilarejos, disseram autoridades.
Soldados estavam rondando uma zona de perigo de 4 quilômetros ao redor da cratera do monte Bulusan, um dos vulcões mais ativos no empobrecido país do Sudeste Asiático.
Moradores da região de Irosin observam a culuna de cinza do vulcão nesta segunda-feira (21), nas Filipinas (Foto: Aldrin Recebido/AP)

As escolas foram fechadas e usadas como abrigos temporários, disse o major Harold Cabunoc a jornalistas. O Exército enviou caminhões para remover cerca de 2 mil pessoas para locais seguros.
'Também estamos pedindo que os aviões evitem a área do vulcão', afirmou. Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, (Phivolcs), o monte Bulusan começou a expelir as cinzas em novembro de 2010, mas a atividade arrefeceu pouco antes do final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário