segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

vc repórter: atropelamento mata argentina e deixa 2 feridos em SC

 
      Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas após serem atropeladas por um carro de passeio na avenida dos Búzios, praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC). O acidente ocorreu por volta das 22h desse sábado em uma área de grande circulação de pedestres.
O carro, um Space Fox, atingiu duas argentinas, mãe e filha. A mãe, 59 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. A filha foi socorrida e permanece internada. A terceira vítima é um rapaz que avistou o veículo e conseguiu desviar, mas sofreu escoriações na perna.

De acordo com a Polícia Civil, o condutor do veículo fugiu, mas foi detido em seguida. Após pagar fiança, ele foi liberado. Um inquérito será instaurado e, caso seja comprovado o excesso de velocidade ou embriaguez ao volante, o acusado responderá por homicídio doloso, quando há intenção de matar.

Vulcão nas Filipinas expele cinzas; centenas de pessoas são deslocadas

Moradores da região de Irosin observam a culuna de cinza do vulcão nesta segunda-feira (21), nas Filipinas (Foto: Aldrin Recebido/AP)Da Reuters
 
Centenas de pessoas deixaram suas casas e fazendas na região central das Filipinas nesta segunda-feira (21) depois que um vulcão expeliu uma coluna de 2 quilômetros de altura de cinzas que cobriu diversos vilarejos, disseram autoridades.
Soldados estavam rondando uma zona de perigo de 4 quilômetros ao redor da cratera do monte Bulusan, um dos vulcões mais ativos no empobrecido país do Sudeste Asiático.
Moradores da região de Irosin observam a culuna de cinza do vulcão nesta segunda-feira (21), nas Filipinas (Foto: Aldrin Recebido/AP)

As escolas foram fechadas e usadas como abrigos temporários, disse o major Harold Cabunoc a jornalistas. O Exército enviou caminhões para remover cerca de 2 mil pessoas para locais seguros.
'Também estamos pedindo que os aviões evitem a área do vulcão', afirmou. Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, (Phivolcs), o monte Bulusan começou a expelir as cinzas em novembro de 2010, mas a atividade arrefeceu pouco antes do final do ano.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um homem de 30 anos sofreu uma tentativa de homicídio sábado, em Imbituba, por volta das 16 horas. É o terceira crime deste tipo na região desde sexta-feira. Uma ocorreu em Capivari de Baixo e outra em Tubarão.

O morador do bairro Vilage foi esfaqueado em casa, no pescoço, pela namorada, de 29 anos. Um vizinho acionou a polícia e os bombeiros, depois que a mulher passou por ele e disse que havia matado o namorado. Ele foi encaminhado ao Hospital São Camilo e ela encontrada em um ponto de ônibus e encaminhada para a delegacia.
Sexta-feira, por volta do meio-dia, moradores da Área Verde, em Tubarão, acionaram a polícia para informar uma suposta tentativa de homicídio. Um homem de 36 anos foi ferido na perna. Contudo, alegou que se machucou durante uma queda da bicicleta. A mãe dele confirmou a informação aos policiais.

A terceira tentativa ocorreu em Capivari de Baixo, no bairro Caçador, por volta das 11 horas de sexta-feira. Nilson de Souza Pereira, 35 anos, foi visitar um amigo e encontrou com um outro homem, de 43 anos, a quem supostamente devia dinheiro. O ‘cobrador’ sacou uma arma e, quando Nilson tentou fugir, levou um tiro na perna. O criminoso foi preso às 19 horas do mesmo dia e encaminhado para o Presídio Regional de Tubarão.

Sábado, a polícia fez uma busca na casa do acusado e encontrou 60 gramas de cocaína escondidos em um sapato. Ele será indiciado por tráfico de drogas e tentativa de homicídio.
Desde o início do ano, oito pessoas já morreram assassinadas na região, a última no dia 29 de janeiro.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

                           IMBITUBA VENCE COM DEFESA DE PêNALTI NO FINAL

O Metropolitano veio pra cima logo no início e teve grandes oportunidades, em uma delas, Sérgio fez grande defesa em um chute cruzado e colocou para escanteio.

O Imbituba conseguiu equilibrar as jogadas e também foi levando perigo ao goleiro do time da casa. Aos 32 minutos, Matheus veio pela direita e cruzou rasteiro, o goleiro Flávio soltou a bola e Tomaz veio pelas costas do arqueiro, pegou de surpresa e empurrou para o fundo das redes, 1 a 0.

Aproveitando bem as oportunidades, a Águia do Litoral chegou ao segundo gol ainda na etapa inicial. Luan driblou três marcadores e deu um lindo passe para Matheus na cara do gol tocar com categoria no esquerdo de Flávio aos 41.

No segundo tempo a equipe do Ninho da Águia começou melhor e em escanteio cobrado por Tomaz, Cris escorou e Alan completou, 3 a 0, aos 10 minutos.
Muito atrás no placar o Metro se lançou ao ataque e em cobrança de falta Odair descontou com um lindo chute no ângulo esquerdo de Sérgio aos 30. Mais 10 minutos de jogo e em cruzamento pela esquerda, Matheus dominou e fez o segundo do Metropolitano.

O time da casa foi mais uma vez pra cima e aos 47, em cruzamento novamente pela esquerda, o árbitro Dadá encontrou um pênalti em disputa de bola no alto de Márcio Martins. Leonardo foi para a cobrança, mas Sérgio fez espetacular defesa para garantir mais três pontos para a Águia do Litoral. “Foi um jogo muito difícil e conseguimos uma vitória muito importante e pude ser feliz em defender um pênalti em um momento tão importante da partida”, frisa o goleiro Sérgio.

Para o lateral esquerdo Luan, era a vitória que a equipe precisava para encarar os próximos desafios. “Nós vínhamos de bons jogos e contra Criciúma e Brusque não conseguimos vencer. Hoje conseguimos aproveitar bem as oportunidades e sair com os três pontos que são fundamentais para a continuação do nosso trabalho”, ressalta.

O Imbituba volta a campo na quinta-feira (10). Recebe a equipe do Joinville no Ninho da Águia as 19:30 horas.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

População obesa mundial dobrou em três     décadas


Com os Estados Unidos liderando a tendência, a obesidade no mundo dobrou entre 1980 e 2008, de acordo com uma pesquisa global publicada hoje no "Lancet".
É preciso reverter a tendência para aumentar a longevidade
China passou da privação à gula exagerada em duas gerações
Pressão e taxas de colesterol caem nos países mais ricos
Nutricionista explica dieta dos "países magros'
Há 31 anos, 4,8% dos homens e 7,9% das mulheres tinham índice de massa corporal acima de 30, o que configura obesidade.
Três anos atrás, 9,8% dos homens e 13,8% das mulheres já tinham passado dessa marca. Assim, mais de um adulto, em cada grupo de dez, está obeso.

O estudo, conduzido por pesquisadores do Imperial College London e de Harvard, com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundação Bill e Melinda Gates, é dividido em três partes: obesidade, pressão arterial e colesterol.

Foram pesquisados dados de 199 países e territórios, desde 1980 até 2008.
O Brasil acompanhou a tendência de alta da proporção de gordos.

A China também é destaque, com aumento do índice de massa principalmente entre os homens.
MENOS SONO
Apesar de os hábitos alimentares terem muito a ver com isso, os processos de urbanização e automatização têm culpa maior, segundo o endocrinologista Bruno Geloneze, coordenador do laboratório de metabolismo e diabetes da Unicamp.

"O gasto energético foi muito reduzido. Não precisa ir muito longe. Sua bisavó, quando tomava suco, espremia a laranja. Hoje, é só abrir a geladeira."
Outra questão importante é a privação de sono. De acordo com Geloneze, de 50 anos para cá, o mundo está dormindo duas horas a menos por noite, o que tem ligação direta com o peso.

"Há uma desregulação do gasto energético, da produção de hormônios da saciedade e uma ativação da glândula suprarrenal, que faz adrenalina e cortisol. Tudo isso facilita o ganho de peso", diz o endocrinologista.
Os Estados Unidos, país que liderou a alta da obesidade, vem tentando atacar o problema com incentivos à alimentação saudável e à prática de exercícios.

De acordo com Geloneze, essas medidas são mal orientadas, porque dão peso muito grande para alimentação e esportes. "Não pode algo pró-esporte. As atividades físicas não programadas, como deslocamentos, pesam mais. O importante é que as cidades permitam que a pessoa ande de bicicleta, a pé."
O consumo de alimentos processados e a ocidentalização da dieta dos orientais contribuem para o fenômeno. O mundo está abandonando a comida in natura em favor da processada, com densidade de calorias muito maior.

A dificuldade de combater o ganho de peso é maior do que a enfrentada na redução de hipertensão e colesterol, que podem ser mais facilmente controlados com medicamentos. "A obesidade envolve consumo alimentar, muito ligado à emoção e estilo de vida. Não há pílula mágica para tratar isso."

Jovem é morto a facadas em Jaraguá do Sul


A Polícia Civil de Jaraguá do Sul investiga um crime que chama atenção pela crueldade. Um adolescente de 17 anos, foi morto na madrugada desta sexta-feira, com aproximadamente 40 facadas. A maioria foi desferida no tórax, cinco foram encontradas no pescoço e nove nas costas. Esse foi o segundo homicídio registrado no ano na cidade.

A polícia ainda não tem informações do motivo do crime. Ninguém foi preso. Um outro rapaz, de 22 anos, também foi encontrado ferido com um corte de faca no braço no mesmo horário. Há suspeitas desse fato estar relacionado com o homicídio. 

Ele foi levado ao hospital e não corre risco de morte.

Turistas argentinos reagem a assalto e espancam adolescentes em Canasvieiras, em Florianópolis

Dois jovens estavam armados com faca e pistola

Quatro adolescentes invadiram uma casa onde estavam turistas argentinos, na Rua dos Eucaliptos, em Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, no fim da noite de quinta-feira. Dois dos quatro jovens estavam armados com uma faca e uma pistola.

Outros dois, desarmados, fugiram quando notaram que havia muitos homens na casa. As vítimas reagiram ao assalto, conseguiram dominar os dois adolescentes que estavam armados e espancaram a dupla. A Polícia Militar foi acionada e levou os jovens para a Delegacia de Polícia.

Escavadeira atola e fica submersa no canteiro de obras do elevado do Trevo da Seta, na Capital

Uma escavadeira hidráulica atolou e ficou quase totalmente submersa, apenas com o "braço" para fora, na obra de terraplanagem do acesso ao elevado do Trevo da Seta na SC-405, no Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. O incidente aconteceu no fim da tarde de quinta-feira.

Segundo Luiz Américo Medeiros, secretário de Obras de Florianópolis, a máquina caiu em um buraco alagado durante trabalhos de terraplanagem para a construção da via que ligará a SC-405 ao novo elevado. Como o solo na região é mais poroso é havia muita água no buraco, a escavadeira foi afundando gradativamente às margens da rodovia.

Durante à noite, operários tentaram retirar a escavadeira, mas não conseguiram. Está prevista para esta sexta-feira o apoio de guindaste para auxiliar na remoção. Na operação, a faixa no sentido bairro-centro será fechada. A Polícia Militar Rodoviária ainda aguarda uma posição da Sul Catarinense, construtora responsável pela obra, para definir o horário do bloqueio parcial da rodovia.

Solo mole
O solo na região do Trevo da Seta é mole e não estava preparado para sustentar as obras do elevado, apontaram estudos após o início da obra em 2009. A descoberta provocou atrasos no andamento. Alguns pontos receberam uma cada de pedras e outros tiveram a camada ruim removida e substituída por uma de terra melhor para sustentação. A máquina que caiu no buraco trabalhava na segundo processo, explicou o secretário.

— Mais foi um acidente isolado provavelmente por causa de um erro na operação da escavadeira, não por causa do tipo de solo. Isso não interfere no andamento do trabalho. As atividades de terraplanagem só ficarão interrompidas até a retirada da máquina  — justificou Medeiros.

O prazo de entrega da obra está previsto para março, quando termina o contrato com a Sul Catarinense. Para conseguir terminar nesse período, a prefeitura e a empreiteira estudam ampliar a jornada de trabalho dos operários. Se o contrato vencer antes do término, será feita uma prorrogação.

Por que o índice de rachas em Santa Catarina é tão alto?

Entre 2008 e 2010, 45% das multas por rachas aplicadas a motoristas nas BRs em todo o Brasil foram emitidas em Santa Catarina — 143 das 326 autuações registradas. Apesar de ser a 14ª maior malha rodoviária do pais, o Estado lidera a estatística da Polícia Rodoviária Federal, à frente de Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. Mas qual a razão disso?

Os especialistas divergem. Segundo a PRF, a fiscalização é "bem feita" no Estado para coibir os rachas. Mas também aponta a falta de policiais como um dos fatores para SC liderar a estatística nacional. Em 1995, havia 454 agentes na corporação. O ano de 2010 terminou com 487.

— Aumentou a população, o turismo, o número de veículos e a quantidade de acidentes. Quando o policial está atendendo uma ocorrência, ele não consegue fiscalizar. Mas os números mostram que estamos em cima, multando quem comete rachas — justificou o inspetor da PRF, Leandro Andrade.

Para o presidente do Movimento Nacional de Educação no Trânsito, (Monatran), Roberto de Sá, um dos pontos mais problemáticos para coibir os rachas está na fiscalização.

— É complicado fazer um controle com o baixo o número de policiais rodoviários que o Estado tem. Por isso, a fiscalização é falha. Com certeza, esse percentual (de multas) vai cair se aumentar o efetivo.

A malha rodoviária federal de SC, (trechos pavimentados e não pavimentados) chega a 3,5 mil quilômetros, a 14ª maior do país. Minas Gerais lidera com 17 mil quilômetros. O efetivo da PRF é dividido proporcionalmente à extensão em cada estado.

Para o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de SC (Sindemosc), a formação de motoristas também influencia.

— As aulas poderiam enfatizar mais a questão do excesso de velocidade. Mas o problema não vem da formação. Ninguém na autoescola ensina a fazer racha — argumentou o presidente, Murilo dos Santos.

Pelos menos 408 motoristas foram multados por praticar rachas em ruas e rodovias estaduais entre 2008 e 2010 em SC, segundo o Detran. A sensação de impunidade por causa da morosidade nos processos por rachas pode estar entre os catalisadores para os casos de disputas ilegais.

Se o infrator usar de todas as defesas e recursos disponíveis, normalmente, não será punido antes de um ano, com suspensão da carteira e multa de R$ 957.

Novo acesso entre Capivari e Tubarão já é realidade

Aconteceu nesta quinta-feira (4), no auditório da Associação dos Municípios da Região dos Lagos – Amurel, a entrega do anteprojeto da ponte sobre o rio Tubarão, que faz a divisa entre os municípios de Capivari de Baixo e Tubarão.

Há 18 anos, o bairro industrial Capivari foi emancipado e com a independência político-administrativa deixou de pertencer a Tubarão. Desde então, o bairro transformado no município de Capivari de Baixo sempre esteve ligado à cidade-mãe, pois boa parte da população trabalha em Tubarão, além de usar o comércio e os serviços da cidade-polo regional da Amurel.

Selando a harmonia entre os municípios, o prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, e o então prefeito interino de Tubarão, Felipe Luiz Collaço, há alguns meses estiveram nas proximidades do local que marca geograficamente o limite entre as duas cidades.
 Durante o encontro, as autoridades vistoriaram a região, já que a iniciativa comungada pela administração de Brunel e de Manoel Bertoncini marca o início das conversações sobre um antigo desejo, principalmente da população capivariense: a construção de uma nova ponte entre os municípios. Essa viabilidade será a extensão da Avenida Marcolino Martins Cabral continuando na Paulo Santos Mello, em Capivari.

“É um projeto grandioso que irá melhorar em cem por cento o fluxo entre os municípios, hoje concentrado na avenida Nações Unidas, que corta a área da empresa Tractebel Energia. Trata-se de uma obra que também auxiliará Tubarão no sentido de estender o desenvolvimento para o lado norte da cidade”, entende o prefeito Brunel.
A criação de uma ciclovia que vai interligar os municípios de Capivari e Tubarão por meio da Ciclovia do Trabalhador também foi pauta em uma visita administrativa do prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini,

vice-prefeito Pepê Collaço e secretário de Indústria e Comércio, Estener Soratto da Silva Júnior. A convite do prefeito de Capivari, Luiz Carlos Brunel Alves, as autoridades se reuniram em seu gabinete e conheceram o projeto arquitetônico desenvolvido pela Faepesul, apresentado pelo engenheiro eletricista Rodrigo Martins da Silva e a arquiteta e urbanista Vivian Mendes da Silva.

A proposta é completar uma extensão de quinze quilômetros, no sentido norte-sul, da BR-101, passando pelo bairro Três de Maio, centro de Capivari, bairro Santo André. No trecho que compreende a Tubarão a ciclovia passará pelo bairro Revoredo, centro de Tubarão, se estendendo até o bairro Morrotes.

“Observamos que muitas pessoas se utilizam da bicicleta mesmo com a estrutura precária e temos grande interesse em nos juntar a esse projeto que beneficiará os dois municípios, já que a obra contempla as necessidades de ambos”, diz o chefe do executivo tubaronense.

“Realizamos um encontro administrativo e não político, e receber o prefeito Manoel Bertoncini e o vice-prefeito Pepê Collaço é para nós um motivo de orgulho, além de marcarmos um momento histórico em que afinamos parcerias enquanto gestores. Estender o crescimento de nossos municípios conjuntamente é salutar e serve de modelo para que outras regiões e outros prefeitos ousem ir além das siglas partidárias”, avalia o prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves.

IMBITUBA GANHA REFORçO FORA DE CAMPO

Com certeza é um grande presente de aniversário para o Imbituba Futebol Clube. Um dia após completar quatro anos, a Águia do Litoral assinou o contrato de parceria com dois novos patrocinadores: a Cimento Votoran e a Eraldo Construções, nesta quarta-feira (02), no Ninho da Águia.

A nova parceria é um estímulo que vem a reforçar o trabalho na mais jovem equipe na elite do futebol catarinense, que busca desenvolver talentos da região para o futebol nacional e manter-se entre as principais equipes do futebol no sul do Brasil.

A Cimento Votoran, do grupo Votorantim, líder do segmento no país e destaque no mercado internacional, com investimentos na cidade, entra em mais uma ação de participação na região. “É um momento importante para nossa empresa participar das ações da comunidade local, pois estamos investindo na cidade e acreditando em todo o potencial que ela tem a oferecer, e o time do Imbituba faz parte desta ação”, ressalta a gerente de Marketing, Julie Gattaz, representante da empresa no ato.

A Eraldo Construções é mais importante empresa a acreditar no trabalho realizado no Ninho da Águia e apostar no projeto. “Imbituba é uma cidade que está crescendo muito e o futebol tem contribuído para isso”, frisa Ciro Tokarski, administrador da empresa.

O prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, que apóia o projeto desde o princípio lembra que o trabalho empreendedor tem contribuído para que a cidade cresça acima da média nos últimos anos. “Imbituba cresce graças ao trabalho empreendedor das pessoas que acreditam aqui, como essas empresas e também o Robertinho, que abre mão de muita coisa para se dedicar a este projeto”.

Para o prefeito, o futebol é uma das atividades que dá mais destaque a cidade. “Nem uma outra condição tem  nos levado tão longe quanto o futebol no cenário nacional”, afirma.

O presidente Robertinho Rodrigues garante que os novos parceiros são uma motivação a mais para continuar a trabalhar em prol de futuros jogadores e cidadãos e da cidade. “Eu só tenho a agradecer a esses parceiros e ao prefeito Beto, pois isso foi um grande presente de aniversário para o clube e uma motivação a mais para continuarmos a realizar este importante trabalho com essa garotada”.
-----

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Imbituba x Brusque

BRUSQUE - O Imbituba perdeu para o Brusque por 2 x 0 ontem, no Augusto Bauer, no norte do Estado. O jogo foi válido pela sexta rodada do Catarinense 2011. Com o resultado, o Imbituba estaciona nos seis pontos, distanciando-se do G-4. Já o Bruscão chega aos oito pontos, em quinto lugar, e passa a brigar por uma vaga nas semifinais do Primeiro Turno.

O Imbituba corre risco de cair para a zona de rebaixamento na próxima rodada, quando tenta a reabilitação diante do Metropolitano, em Blumenau, às 17h. O Brusque tenta manter a boa fase no campeonato enfrentando o Concórdia, no próximo domingo, às 19h30, em Concórdia.

Os gols saíram no segundo tempo. Logo aos dois minutos, Marcelinho, que recém havia entrado, avançou pela direita e cruzou na cabeça de Têti, que marcou seu sétimo gol no Estadual. Aos 47, Leandrinho fechou o placar, após receber passe de Kito e encobrir Sérgio.

Águia comemora 4 anos e novo patrocínio

A Votorantim Cimentos, por meio da marca Cimento Votoran, irá patrocinar o Imbituba Futebol Clube em 2011. A cerimônia de assinatura do contrato ocorre nesta quarta-feira (02) na sede do time, às 10h30min, e contará com a presença do prefeito José Roberto Martins, do presidente do clube, Roberto Luiz Rodrigues, e da gerente de marketing da Votorantim Cimentos, Julie Gattaz.

“O investimento em patrocínio de clubes de futebol é uma forma de aproximarmos de nossos consumidores finais. Iniciativas como esta criam um maior vínculo da marca com o consumidor, pois estamos associados a momentos relevantes e de emoção para o torcedor”, afirma Julie Gattaz.
O presidente do clube, Roberto Luiz, ressalta a importância da parceria: “Ficamos muito honrados com o fato de uma empresa como a Votorantim Cimentos, líder de seu segmento no Brasil, apoiar o nosso projeto, investindo em nossa cidade. Tenho certeza que essa parceria trará bons frutos tanto para o nosso time como para a Votorantim.”
O Imbituba Futebol Clube comemora seu quarto ano de existência e o primeiro na séria A do campeonato catarinense.
A Votorantim Cimentos inaugura ainda no primeiro semestre desse ano uma unidade na cidade de Imbituba. A fábrica faz parte do plano de investimentos para o aumento de capacidade da empresa, que vem sendo realizado entre 2007 e 2013, e que também contempla uma fábrica em Vidal Ramos. As novas unidades terão, juntas, capacidade de produção de 2 milhões de toneladas por ano e deve de atender à crescente demanda de mercado nacional.

Quatro anos de conquistas e superação

Com quatro anos de existência, o Imbituba recebe mais um grande parceiro no dia do seu aniversário. Nascido em 01 de fevereiro de 2007, a equipe do Ninho da Águia tem uma história de muito sucesso e de conquistas, mesmo com pouco tempo de existência.
Em 2009, quando Robertinho Rodrigues adquiriu o clube e o transformou em clube-empresa, o Imbituba F.C. ganhou uma identidade e representatividade no cenário catarinense.
De lá pra cá, o Imbituba foi campeão da Divisão Especial 2009 e sensação do Catarinense 2010 com o quarto lugar em seu ano de estreia, e também recebeu diversos prêmios no Top da Bola, a principal premiação do futebol catarinense.
“Com o futebol, levamos o município ao cenário nacional e tenho certeza que toda a cidade está ganhando com isso e claro, queremos muito mais para a nossa região”, enfatiza Robertinho.
 

Praias do litoral sul continuam próprias para banho

As chuvas das últimas semanas em Santa Catarina colaboraram para que o aumento no número de pontos impróprios para banho no litoral do Estado. Segundo o último relatório divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), atualmente 64 dos 194 locais monitorados não apresentam boas condições de balneabilidade.
Apesar disso, Imbituba, Laguna e Garopaba permanecem com todos os pontos analisados próprios para banho de mar.
O relatório anterior, divulgado em 21 de janeiro, contava com 60 pontos impróprios em Santa Catarina. Em Florianópolis, o número também aumentou, de 20 para 31. Ou seja, percentualmente, a Capital tem mais pontos impróprios do que todo o Estado: 48,44% contra 32,99%, respectivamente.
Ainda de acordo com o relatório, o balneário mais prejudicado com as chuvas em Florianópolis foi o de Canasvieiras, no Norte da Ilha, onde todos os pontos foram considerados impróprios durante a coleta. Na semana anterior, apenas um dos seis locais de coleta havia apresentado sinais de poluição.
 

Criciúma > Homem é encontrado morto em apartamento no Centro

Corpo de Bombeiros de Criciúma foi acionado por moradores de um apartamento na Avenida Centenário no final desta tarde. Eles suspeitaram que um dos moradores estivesse em óbito em um dos apartamentos após notar rastro de sangue por debaixo da porta. Os bombeiros tiveram que arrombar a porta.

O corpo de um homem de aproximadamente 50 anos foi localizado sentando em um sofá. Segundo o IML ele morreu há aproximadamente quatro dias. A causa da morte será investigada. “Vamos realizar a necropsia que será demorada. No momento não temos nenhuma informação. Tinha um forte cheiro no local”, conta o perito Arildo Mezzari

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Hospital espanhol desenvolve vacina anti-Aids que reduz carga viral

Uma vacina terapêutica contra o vírus da Aids, desenvolvida por cientistas do Hospital Clínic de Barcelona, na Espanha, permitiu pela primeira vez "uma redução significativa da carga viral" no organismo, embora o resultado ainda seja "insuficiente".

Cientistas do HIVACAT, programa público-privado catalão que desenvolve vacinas terapêuticas e preventivas contra o HIV, apresentaram nesta terça-feira (1°) os resultados de uma "terapia celular" que provocou "na maioria dos pacientes (...) uma queda significativa na carga viral", explicou o Clínic em um comunicado.
- Essa redução foi muito importante para alguns deles, mas em nenhum caso se conseguiu que o vírus fosse indetectável.

Razão pela qual "a queda na carga viral continua sendo insuficiente".
No entanto, "trata-se de uma melhora muito importante com relação a iniciativas anteriores, que conseguiram, com uma vacina muito similar, uma resposta modesta em 30% dos pacientes tratados", explicaram.
- Nenhuma vacina terapêutica conseguiu até agora os níveis de resposta alcançados neste estudo, mas por serem insuficientes, as pesquisas continuam.

O objetivo é encontrar uma vacina que permita "minimizar a necessidade de tratamento antirretroviral", já que ele é "crônico" e "seu consumo diário é incômodo" e caro, alegaram.
Por isso, atualmente estão estudando "se a administração conjunta da vacina e o tratamento antirretroviral permite melhorar os resultados", informaram.

A vacina apresentada nesta terça-feira (1°) permitirá ao paciente deixar de tomar o medicamento antirretroviral durante um ano, enquanto a anterior tinha validade de três meses.

Cerca de 33,3 milhões de pessoas viviam com o vírus HIV em 2009 e 1,8 milhão de pessoas morreram por causas relacionadas ao HIV no mesmo ano, segundo números da ONU, em baixa com relação ao ano anterior. Atualmente não existe nem vacina preventiva, nem para cura da Aids.

Família de gêmeas que nasceram com 49 horas de diferença em Florianópolis precisa de ajuda

Depois do susto com o nascimento antecipado das duas filhas, Ellen de Oliveira, mãe das gêmeas, diz que toda ajuda é bem-vinda. Como o parto foi prematuro, com 24 semanas de gestação, os pais não tiveram tempo de preparar o enxoval para a chegada das pequenas. Josiane Vitória e Helena da Graça nasceram com 49 horas de diferença uma da outra, em um caso considerado raro no Hospital Universitário (HU), em Florianópolis.

— Fraldas, roupinhas, berço, tudo o que vier nós estamos aceitando — diz Ellen, de 17 anos.

Quem quiser colaborar para dar ainda mais aconchego às duas meninas quando elas saírem da UTI neonatal do HU, pode entrar em contato com Ellen pelo telefone (48) 8409-5108.

Entenda o caso
Grávida de gêmeas, Ellen deu à luz Josiane Vitória, na última quinta-feira, às 23h10min. Após o parto, as contrações pararam e, como os bebês estavam em placentas diferentes, foi possível esperar um pouco mais para o nascimento da segunda menina.

No domingo as contrações voltaram, e por volta da 0h30min nasceu Helena da Graça. As duas meninas pesam pouco mais de 700 gramas e estão internadas na UTI neonatal do HU.

O chefe de obstetrícia do hospital, Alberto Trapani, explica que gêmeos normalmente nascem com poucos minutos de diferença. Em 15 anos e depois de mais de 20 mil partos, é a primeira vez que um caso raro como este acontece no HU.

Jovem morre após ser atingido por raio em Palhoça, na Grande Florianópolis

Um jovem de 22 anos morreu na tarde desta terça-feira após ser atingido por um raio em Palhoça, na Grande Florianópolis. O rapaz, que ainda não foi identificado, trabalhava na construção de um viaduto na BR-101, perto da Praia da Pinheira, no momento do incidente.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem recebeu a descarga no tórax enquanto segurava uma barra de ferro. O socorro foi chamado por volta das 15h15min. Durante 40 minutos foi feita a reanimação do rapaz, mas ele não respondeu aos estímulos e morreu no local.

Andressa Soares, a Mulher Melancia, evita filmes pornôs

Andressa Soares, a Mulher Melancia, coleciona vestidos curtos e jura que nem por R$ 2 milhões faria um filme pornô! A popozuda conta algumas particularidades no bate-papo abaixo.

Pergunta — O que não dá para engolir mesmo quando se está de dieta: pepino, barra de cereais ou macarrão integral?

Mulher Melancia — Pepino... Não dá para engolir em hora nenhuma.

Pergunta — Existe algum brinquedo que sempre sonhou quando criança e fez questão de comprar mesmo sendo adulta?

Mulher Melancia — Cachorro! Não é brinquedo, mas sempre sonhei em ter um e, hoje, me realizo.

Pergunta — Qual foi o lugar mais estranho que você deu autógrafo?

Mulher Melancia — No bumbum de um fã.

Pergunta — Alguma vez saiu de casa sem escovar os dentes?

Mulher Melancia — Nunca!!! Tenho mania de limpeza. Às vezes, escovo até duas vezes para ter certeza de que escovei.

Pergunta — Qual dos três modelitos você mais tem no seu guarda-roupa: vestido justo, saia curta ou shortinho bem apertado?

Mulher Melancia — Amo os três, mas, com relação à quantidade no armário, o vestido curto ganha.

Pergunta — Você já alegou estar com cólica ou dor de cabeça para fugir do namorado?

Mulher Melancia — Claro! Dor de barriga, então...

Pergunta — O que você não toparia fazer nem por R$ 2 milhões?

Turistas do RJ ficam gravemente feridos em acidente a caminho do aeroporto em Florianópolis

Um acidente deixou dois turistas do Rio de Janeiro e um taxista feridos na manhã desta terça-feira na Via Expressa Sul, perto da Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis. Eles estavam num carro que foi atingido na traseira por um caminhão carregado de leite, no sentido Centro-bairro.

Luiz Carlos Teixeira de Oliveira, de 44 anos, e Patrícia da Costa Matos, 39, seguiam de táxi para o aeroporto, onde pegariam um voo de retorno ao Rio de Janeiro nesta manhã. Luiz foi encaminhado ao hospital com suspeita de hemorragia interna e costela quebrada. Os bombeiros também levaram Patrícia ao hospital com ferimentos aparentemente menos graves.

Sergio Murilo Pereira, de 39 anos, motorista do táxi, teve escoriações nos braços, mas não precisou de atendimento médico hospitalar. O taxista disse que parou o veículo no semáforo, quando este apresentava sinal amarelo. Logo depois de parar, o caminhão carregado de leite atingiu o carro na traseira.

O motorista do caminhão, Jaison da Silva Camargo, de 25 anos, afirmou que trafegava por volta de 40 km/h e o sinal encontrava-se no verde no momento da batida. Para evitar congestionamento, o trânsito foi desviado no local.

Federação divulga arbitragem para a sexta rodada do Catarinense

Confira a escala da arbitragem para a sexta rodada do Campeonato Catarinense. A rodada ocorre toda nesta quarta-feira, dia 2:

Brusque X Imbituba 
Estádio Augusto Bauer - 02/02/2011 - 20h30min
Árbitro: Edmundo Alves do Nascimento
Assistente - 1 - Eberval Lodetti - CBF
Assistente - 2 -  Rosnei Hoffmann Scherer - CBF
4º Árbitro: Luiz Carlos Pereira - CBF

Criciúma X Metropolitano 
Estádio Heriberto Hülse - 02/02/2011 - 19h30min
Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra - CBF
Assistente - 1 - Kleber Lúcio Gil - CBF
Assistente - 2 -  Juliano Fernandes da Silva - CBF
4º Árbitro: João Jorge de Melo

Chapecoense X Figueirense 
Estádio Índio Condá - 02/02/2011 - 19h30min
Árbitro: José Acácio da Rocha
Assistente - 1 - Josué Gilberto Lamim - CBF
Assistente - 2 -  Nadine Schramm Câmara Bastos - CBF
4º Árbitro: Evandro Tiago Bender - CBF

Avaí X Joinville 
Estádio da Ressacada - 02/02/2011 - 22h
Árbitro: João Fernando da Silva
Assistente - 1 - Maira Americano Labes - CBF
Assistente - 2 -  Helton Nunes - CBF
4º Árbitro: Antônio Reinaldo Josué Hecke

Concórdia X Marcílio Dias 
Estádio Domingos M. Lima - 02/02/2011 - 20h30min
Árbitro: Evandro Carlos Zanatto
Assistente - 1 - Angelo Rudimar Bechi - CBF
Assistente - 2 -  Claudemir Maffessoni - CBF
4º Árbitro:  Clóvis Guimarães

Imbituba apresentará dois novos patrocinadores

A nova camisa será ‘inaugurada’ na próxima quinta-feira (10/02), quando recebe o Joinville no Ninho da Águia.

A permanência na elite do futebol estadual sempre foi o foco principal do Imbituba no Campeonato Catarinense. O “lucro”, como define o presidente do clube, Robertinho Rodrigues, serve como incentivo para continuar o trabalho.

 

O time da Amurel luta para conquistar mais pontos, especialmente dentro de casa, onde ainda não venceu. 

Como os dois próximos desafios serão fora (contra o Brusque, amanhã à noite, e o Metropolitano, domingo à tarde), a intenção da Águia é pagar a “dívida” diante da torcida na quinta-feira da próxima semana, quando recebe o Joinville.

“Será um jogo festivo, porque vamos apresentar dois novos patrocinadores, a Cimento Votoran e uma outra empresa, de Tubarão”, revela Robertinho.

 A última rodada do turno do Catarinense está prevista para o dia 13, daqui a menos de duas semanas. E a partida contra o JEC será a única chance do Imbituba vencer no Estádio Emília Mendes Rodrigues.

 A 7ª posição na tabela não é ruim, na visão do presidente. “No começo, nos sentimos fragilizados, mas depois começamos a pensar em algo mais. O Imbituba, apesar de vir de uma cidade de porte menor que as outras, joga de igual para igual”, analisa Robertinho.

Barra de Ibiraquera encontra o oceano

IMBITUBA - Iniciou ontem pela manhã o processo de abertura da barra da Ibiraquera. A decisão se deu através de uma reunião realizada na ultima semana com o Comitê Gestor de Abertura da Barra de Ibiraquera. O processo de abertura aconteceu através da secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional Norte e apoio do Corpo de Bombeiros, APA e Polícia Militar para garantir a segurança de moradores e turistas.

De acordo com o secretário de Agricultura, Evaldo de Souza, a abertura se deu levando em conta o volume de água da lagoa, a presença de cardumes de peixes e/ou larvas de camarão e as condições de quadra de mar.
Evaldo alerta para os perigos após a abertura da barra. “Informamos aos turistas, moradores e pescadores para que não se aproximem da correnteza, pois ela está muito forte, podendo acontecer qualquer imprevisto. É necessário que todos respeitem a sinalização e o apelo dos bombeiros e policiais”, explica.

Os presentes ficaram deslumbrados com o ocorrido. “É incrível observar processos como esses. A natureza mesmo tem sua força”, conta, impressionado, um turista de Porto Alegre.