segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Seinfra inaugura nova sede

Na última sexta-feira (28), o prefeito Beto Martins e demais autoridades prestigiaram a inauguração da nova sede da Secretaria de Infraestrutura – Seinfra, pronta desde dezembro de 2010.

Com área de 230 m² distribuídos em dois pisos, a secretaria vai oferecer melhor atendimento aos cidadãos e condições de trabalho para os funcionários desenvolverem suas atividades.

O novo prédio possui gabinete do secretário, assessoria e área administrativo-financeira. O prédio servirá para abrigar também a diretoria de Defesa Civil, departamento de Trânsito, de Projetos e de Serviços Públicos.

Com um investimento de R$ 170.733,23, além da nova construção, todo o pátio interno foi reformulado para melhorar as atividades operacionais e de conservação dos equipamentos como máquinas, caminhões e veículos.

A antiga estrutura também passará por reforma e, em breve, deve funcionar abrangendo os serviços de iluminação pública, transportes, serviços funerários, implantação e manutenção do sistema viário, limpeza pública e coleta de resíduos.

A rua que dá acesso a secretaria passou por reformulação urbanística e paisagística, dentro dos padrões do projeto de urbanização da cidade, facilitando quem se dirige ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, a Associação de Aposentados e Pensionistas, a futura sede da Associação dos Deficientes Físicos e aos moradores que vivem no local.

IMBITUBA CRIA, MAS NãO SAI DO ZERO COM O CRICIúMA


O Imbituba Futebol Clube vinha de uma importante vitória diante do Avaí, e jogando neste domingo (30), em casa, foi pra cima do Criciúma em busca da vitória e teve oportunidades, mas não conseguiu transformá-las em gol e ficou no 0 a 0 com o Tigre.

A torcida compareceu e incentivou a equipe. O começo do jogo foi de poucas oportunidades. Alan em chute cruzado e Roger que foi travado tiveram as melhores oportunidades na primeira etapa para a Águia do Litoral.

Na segunda etapa o jogo ficou mais aberto com as duas equipes buscando o gol. O Criciúma tentava nos cruzamentos, mas parava na zaga e no goleiro Sérgio. O Imbituba seguia no mesmo caminho e buscava também as bolas enfiadas.

Na melhor chance de jogo, Luan em jogada ensaiada cobrou na entrada da área, Roger chutou e o goleiro defendeu e na sobra Leo Breno chutou na pequena na área, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
“Foi um jogo muito difícil, mas vamos continuar crescendo e buscar a vitória na próxima partida”, acredita o meia.

Para o técnico Müller, o jogo de hoje foi contra um dos candidatos ao título da competição. “O Criciuma é uma equipe muito difícil e candidata ao título em minha opinião. Nós buscamos fazer uma boa partida, mas é claro que faltou o gol, nossa equipe precisa crescer muito na criação e finalização e agora é trabalhar já pensando na próxima partida”, frisa.

Com o resultado o Imbituba chega aos seis pontos e se mantém na parte intermediária da tabela. O próximo desafio da equipe é nesta quarta-feira (02), contra o Brusque, fora de casa, as 20:30h.
-----

sábado, 29 de janeiro de 2011

Carro é flagrado andando sem pneu em São Paulo

                                              
                             O flagrante aconteceu no bairro Cangaíba, zona leste da capital paulista

Aquecimento global chega aos palcos de Londres

á há algum tempo a discussão sobre a mudança climática chegou ao cinema e à televisão, principalmente na forma de documentários. Mas o palco de teatro ainda é território estranho para debates sobre o tema, apesar do grande interesse popular. Isto agora parece estar mudando. Ao menos na Europa.

Na Alemanha, algumas peças já foram escritas, inclusive para o público infanto-juvenil. E na Grã-Bretanha, no próximo mês, duas grandes companhias de teatro estreiam em Londres textos que têm como centro a questão do aquecimento global.

A primeira, "The Heretic" ("O Herege", em tradução livre) será encenada pela Royal Court Theatre e terá como centro a vida de uma cientista, Dr. Diane Cassal, que se encontra em desacordo com a visão científica compartilhada pela maioria dos seus colegas. A sinopse da peça traz a questão: "Poderia a ideia de que o aquecimento global é causado pelo homem ter se tornado a religião mais atraente do século 21?"
A outra é "Greenland" ("Groenlândia", em tradução livre) será encenada pela renomada Royal National Theatre e está sendo chamada também de peça/documentário. De acordo com o próprio site da companhia, o texto foi criado em conjunto por quatro dramaturgos que entrevistaram ao longo de seis meses figuras centrais do mundo das ciências, da política, dos negócios e da filosofia "em um esforço para tentar entender" o assunto "mais urgente da atualidade".

Esta não é a primeira vez que uma peça sobre o aquecimento desembarca nos palcos londrinos. Em 2009, "The Contingency Plan" ("Plano de Contingência") fez relativo sucesso.


Cartaz da peça de teatro Greenland, em cartaz em Londres.
Mas é a primeira vez na Grã-Bretanha que duas grandes companhias investem no assunto de maneira simultânea. E um artigo do crítico de teatro Robert Butler indica os prováveis motivos da demora da chegada do tema ao teatro no país.
Segundo ele, primeiro, é necessário esclarecer conceitos relativamente complexos para um público leigo, problema enfrentando por qualquer dramaturgo que se aventure por temas do mundo das ciências. Mas além desta dificuldade, escrever uma peça sobre os efeitos das mudanças climáticas também impõe o desafio de criar tensão em relação a um evento que só acontecerá no futuro.
O que acontece em lugares remotos, como a Antártica, pode alterar o rumo dos acontecimentos na Grã-Bretanha em algumas dezenas de anos. Nada imediato e local como o drama originado por uma guerra ou uma epidemia, por exemplo.
"Greenland" e "The Heretic" parecem ter superado esta primeira barreira, atraindo o investimento de duas renomadas companhias teatrais britânicas. Resta saber como o público vai reagir e que tipo de desdobramento o surgimento de peças sobre o aquecimento global pode vir a ter. Os textos vão incentivar mudanças de comportamento e assumir um tom de campanha, como acontece com vários documentários? Ou as mudanças climáticas servirão somente como pano de fundo para tramas convencionais?

Bebê de dois meses morre em acidente na BR-470 em Pouso Redondo

Um bebê de dois meses morreu na noite de sexta-feira em acidente entre carro e caminhão na BR-470, em Pouso Redondo, no Vale do Itajaí. A menina estava num Monza com mais cinco ocupantes.

Claudinei Alves de Oliveira (motorista), de 26 anos, Heitor Cunha, 36, Miriam Pires de Moraes, 21, Alessandro Werner, 31, e uma criança de seis anos foram encaminhados com lesões graves ao hospital. O motorista do caminhão e o passageiro saíram ilesos da batida.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do Monza teria invadido a pista contrária e atingido o caminhão. A batida aconteceu por volta das 22h40min, no km 170,8 da rodovia, que ficou interditada por cerca de uma hora para atendimentos às vítimas.
DIÁRIO CATARINENSE

dia 28 de janeiro dia do trabalhador portuário

Sexta feira (28) é comemorado o Dia do Portuário. A data é festejada em alusão à abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior, em 28 de janeiro de 1808, por conta da assinatura da Carta Régia - nesta mesma data - e oito dias após a chegada da Corte Portuguesa à Bahia.

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de 2009, mostram que mais de 39 mil portuários trabalhavam com registro em carteira em todo o país. O número de trabalhadores foi superior ao ano anterior, com 38 mil. Os números de 2010 ainda não foram contabilizados.

No dia a dia, os portuários têm como principais atividades preparar cargas e descargas de mercadorias; movimentar mercadorias em navios, aeronaves, caminhões e vagões; entregar e coletar encomendas e manusear cargas especiais. Também estão aptos a operar equipamentos de carga e descarga.
São várias as possibilidades de trabalho, podendo atuar em empresas de transporte terrestre, aéreo e aquaviário, e naquelas onde as atividades são consideradas anexas e auxiliares do ramo de transporte.
O exercício da atividade dispensa escolaridade especifica ou cursos de qualificação.

Instrução Normativa - A IN nº 70 , de 13 de agosto de 2007, do Ministério do Trabalho e Emprego, dispõe sobre os procedimentos da fiscalização das condições do trabalho, segurança e saúde de vida a bordo de embarcações nacionais e estrangeiras.

Por condições de trabalho e de vida a bordo, consideram-se, entre outras, às normas de manutenção e limpeza das áreas de alojamento e trabalho a bordo, à idade mínima, aos contratos de engajamento, à alimentação e ao serviço de quarto, ao alojamento da tripulação, à contratação, à lotação, ao nível de qualificação, às horas de trabalho, aos atestados médicos, à prevenção de acidentes de trabalho, aos cuidados médicos, ao bem estar social e questões afins e à repatriação.


Sindicalista acredita que mercado de trabalho crescerá no Porto de Imbituba 

O presidente do Sindicato dos Estivadores de Imbituba e Laguna, Renato Gabriel Lopes, fala sobre as dificuldades de qualificação dos trabalhadores portuários, mas ele acredita que o mercado de trabalho vai crescer no Porto de Imbituba.

Depois que o Ogmo (Órgão Gestor de Mão de Obra) assumiu, muitos trabalhadores procuraram a qualificação profissional, mas alguns deixaram o tempo passar e hoje estão reivindicando. Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores de Imbituba e Laguna, Renato Gabriel Lopes, “Alguns ficaram esperando acontecer o amanhã e esperando que um dia o Porto fosse crescer. Apostaram que o mercado de trabalho iria continuar pequeno e agora que está crescendo, o trabalhador viu a importância de se qualificar e acompanhar a modernidade dos portos. Sempre existe algum entrave entre trabalhadores, operadores, Ogmo, mas sempre vão se resolvendo no dia a dia”.
De acordo com Renato, o porto era meio falido, sem aparelhamento nenhum, quem fazia tudo era a mão de obra. “Tenho 31 anos de profissão e aquela situação que vivi já passou, hoje é tudo moderno. Foi demorado o investimento na mão de obra, porque primeiro se fez a lista de modernidade, foi onde deu o choque entre o trabalhador e o sistema portuário.”
Novo perfil do trabalhador - O Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), de Imbituba, administra uma carteira de 330 profissionais. Com todo o desenvolvimento do porto nasce um novo profissional da área portuária, cheio perspectivas de trabalho O novo trabalhador portuário deverá saber informática e inglês, por exemplo”, explica.

“Muitos jovens terão oportunidade no mercado de trabalho, voltado à área portuária. Quando falo voltado para a área portuária não estou falando somente de trabalhador portuário avulso, mas de outros profissionais de área técnica que os terminais irão necessitar, tais como técnico em eletro-mecânica, calderaria, tornearia, profissão voltada a conserto e manutenção de contêineres. Quanto ao ingresso de novos profissionais no sistema portuário para cadastro no Ogmo, é eminente e será por processo seletivo, onde o grau de escolaridade é um dos fatores importantes,” explica Zilá Gil.

2011 um ano promissor

Desde 2004 o Porto de Imbituba vem se desenvolvendo acima do comum, batendo recordes. De acordo com Jeziel Pamato de Souza, o ano de 2011, em que se comemora os  140 anos da construção da primeira instalação de atracação do Porto de Imbituba, será um marco.

“O ano de 2011 será um divisor de águas para Imbituba e região. Em maio de 2011, o Porto disponibilizará um cais de 660 metros de comprimento, além do berço 3, com 250 metros de comprimento. Estes investimentos da iniciativa privada também se estendem aos equipamentos, com a encomenda de dois portêineres Super Post Panamax, com chegada prevista em junho. O Governo Federal deve realizar as obras de dragagem de aprofundamento para 15 metros até o mês de outubro” afirma Jeziel.
Com a possibilidade de atender navios de 5ª geração, com 14 metros de calado e capacidade de carga superior a de 6.500 contêineres, Imbituba tem tudo para entrar nas principais rotas de importação e exportação com escalas no Brasil. Estes investimentos, juntos, correspondem a um aumento de 30% na capacidade global de movimentação dos portos catarinenses.

 Segundo o diretor,  haverá em 2011 mais investimentos na área portuária. O arrendamento do Terminal de Fertilizantes e de Ração Animal exigirá, pelo menos, cerca de 17,5 milhões injetados na economia imbitubense para obras de modernização e melhoria de armazéns e operações. Neste ano, serão lançados novos editais de arrendamento, como é o caso do Terminal de Grãos Agrícolas, do Terminal de Granel Líquido e do Terminal de Barrilha.
Todos esses investimentos devem gerar mais empregos durante o ano de 2011.

Dia do Portuário é comemorado com recordes

Nesta última quinta-feira, dia 27 de janeiro, em reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Imbituba, foi destacada a importância da profissão e do respeito aos portuários que emprestam sua força de trabalho diariamente ao desenvolvimento do país.

 “Comemorar este dia é obrigação de todos aqueles que estão comprometidos com nosso país, já que a data, além de alusiva à abertura dos portos ao comércio internacional, é dedicada ao trabalhador portuário de todas as categorias, que ainda está por receber de governos e de operadores portuários a atenção devida pela sua importância, pois não é somente tecnologia que move um porto”, enfatizou o Presidente do CAP Imbituba, Gilberto Barreto, engenheiro que se dedica ao trabalho portuário há 42 anos.
 Com a Lei de Modernização dos Portos (Lei 8.630), de 1993, o trabalhador portuário deixou de ser diferente dos demais trabalhadores brasileiros regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. Esta nova legislação promoveu melhores condições de segurança e transferiu aos trabalhadores e operadores a negociação direta das condições de trabalho, antes estabelecidas pelas extintas Superintendência da Marinha Mercante (SUNAMAN) e Delegacia do Trabalho Marítimo. “Quase 18 anos depois, não há mais lugar para a improvisação. O ambiente de trabalho portuário é igual ao de qualquer indústria. Isto significa que quaisquer parâmetros de qualificação, produtividade e segurança de qualquer setor industrial podem ser aplicados no trabalho portuário”, explicou Barreto.

Movimentação de 2010 bate recorde dos últimos 21 anos
Pelo Relatório Estatístico Anual – 2010 remetido pelo Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza, a todos os Conselheiros do CAP, tomou-se conhecimento que o Porto de Imbituba movimentou, no ano passado, 1.911.104 toneladas de cargas, sendo a melhor movimentação dos últimos 21 anos - em 1989 foram 2.046.726 toneladas.
 “Isto é reflexo do aumento de serviços que a fronteira Imbituba dispõe. Entretanto, nosso porto está passando por obras de ampliação e os resultados destes investimentos só serão percebidos a partir da conclusão, em abril-maio deste ano, do novo cais de 660 metros contínuos para acostagem, já com 300 metros liberados pela Alfândega e em operação, além da chegada dos portêineres Super Post Panamax (em meados do segundo semestre de 2011) e a execução das obras de dragagem de aprofundamento para 15 metros, cujo edital a Secretaria de Portos da Presidência da República deve publicar logo agora em fevereiro “, finalizou Barreto.
 A previsão é de que o Porto de Imbituba seja capaz de receber navios com mais de 6.500 contêineres já no segundo semestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul. Os investimentos totais para a modernização do Terminal de Contêineres são de aproximadamente R$280 milhões, integralmente financiados pela arrendatária, a empresa Santos Brasil, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento.
Sobre a Companhia Docas de Imbituba 
Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba, único porto público do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da companhia, foi implementada uma administração moderna que voltou a conquistar investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada - Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil).  Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba  pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.

RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA
 

ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).

LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.

ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.

ACESSOS
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km, e na área urbana, por qualquer das avenidas: Manoel Florentino Machado (Sul) e Marieta Konder Bornhausen (Norte).
• FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul
• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.

INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:
Berço 1 e 2 – 300m de comprimento e com instalações especiais para  congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.

INVESTIMENTOS
Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões  | Conclusão: Setembro/2011
Investimentos futuros:
- Ampliação e construção do cais envolvente do Cais 3, com dragagem do berço para 15m de profundidade
- Novos equipamentos para operação com graneis sólidos.
- Extensão do pátio de contêineres para mais 130.000m² em área

CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:
- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU’s
- 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU’s
- 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU’s

Trabalho portuário e operação portuária

Conforme já definido, operação portuária é a movimentação de mercadorias dentro do porto organizado, realizada por operadores portuários. É um conceito mais afeto à Administração Portuária, tendo em vista a necessidade de pré-qualificação dos operadores portuários. Assim, toda movimentação enquadrada como operação portuária somente poderá ser realizada por operador portuário pré-qualificado.
Entretanto, a operação portuária é um complexo de tarefas inter relacionadas: movimentar manualmente mercadorias, içá-las, conferi-las, arrumá-las, etc. A energia humana despendida na realização de cada uma destas tarefas é denominada trabalho portuário.
Dentro do trabalho portuário há varias classificações, que são consideradas de acordo com os cursos que o trabalhador faz.
Operador portuário

É o operador portuário que efetua a requisição da mão de obra de acordo com a operação portuária que será realizada. Essa requisição de trabalhadores avulsos, anteriormente, era feita pelas chamadas entidades estivadoras (armadores e seus agentes) aos sindicatos das respectivas categorias profissionais. Conforme já exposto, o art. 8º da lei prevê situações em que é dispensável a intervenção do operador portuário. Nesse caso, outras empresas poderão requisitar TPA junto ao OGMO.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Federação divulga arbitragem para a quinta rodada do Catarinense

                                                               catarinense 2011

Confira a escala da arbitragem para a quinta rodada do Campeonato Catarinense. A rodada abre no sábado, dia 29, e fecha no domingo, dia 30:

Figueirense X Concórdia 
29/01/2011 - 17h - Orlando Scarpelli
Árbitro: LUIZ CARLOS PEREIRA - CBF
Assistente 1: LOIZIANE APARECIDA SCHAPPO - CBF
Assistente 2: ANTONIO LOURIVAL DA LUZ
4º Árbitro: RODRIGO BALBINOTI REIS

Joinville X Chapecoense 
29/01/2011 - 19h30min - Arena
Árbitro: RONAN MARQUES DA ROSA
Assistente 1: EBERVAL LODETTI - CBF
Assistente 2: CRISTIANE ÁGATHA SOUZA SILVEIRA
4º Árbitro:  EMIR ANTONIO CECYN

Metropolitano X Avaí 
30/01/2011 - 17h - Sesi
Árbitro: CELIO AMORIM - ASP-FIFA
Assistente 1: MARCO ANTONIO MARTINS - CBF
Assistente 2: ROSNEI HOFFMANN SCHERER - CBF
4º Árbitro: EDSON DA SILVA

Imbituba X Criciúma 
30/01/2011 - 19h30min - Emília Mendes Rodrigues
Árbitro: CARLOS EDUARDO VIEIRA AREAS - CBF
Assistente 1: CLEIDY MARY SANTOS NUNES RIBEIRO - FIFA
Assistente 2: LEANDRO MANOEL MARTINS
4º Árbitro: CARLOS FELIPE SCHMIDT

Marcílio Dias X Brusque 
30/01/2011 - 19h
Árbitro: RAIMUNDO DA LUZ NASCIMENTO
Assistente 1: ALEX DOS SANTOS
Assistente 2: FABIANO COELHO DA SILVA
4º Árbitro: ALEXANDRE PALAMAR
CLICESPORTES

Estrutura do festival é ampliada

Reformulado e totalmente diferente das outras 11 edições, o Festival Nacional do Camarão 2011 veio para dar cara nova ao evento e apresentar o astro principal da festa nos mais variados e melhores pratos. O formato inovador atraiu o interesse de empresários e do público, o que acabou levando a organização do evento a aumentar a estrutura, pois as vendas de camarotes e stands já estavam esgotadas.
     
Com os 17 camarotes corporativos vendidos, a Joytown entretenimento trabalhou rápido e ampliou para 34 camarotes corporativos. “Estamos com uma alta procura e vendo que a cidade e região estão acreditando no evento, que foi criado para valorizar um dos mais saborosos frutos do mar, o camarão”, lembra Tiago Basso.
A venda de ingressos também é alta, principalmente na questão dos passaportes. A compra para os três dias de show tem sido a preferência do público. Mesmo com um primeiro lote com uma grande quantidade de passaportes, a venda está quase esgotada. “Estamos recebendo uma boa resposta do público faltando 15 dias para o início do evento e tenho certeza que vamos realizar uma festa nunca vista na região, pois estamos acreditando no retorno da participação de toda a região”, acredita Basso.
Com essa alta procura, o Festival vem se mostrando em uma grande oportunidade de negócios, apresentação do produto e valorização da marca na feira multi-setorial, e também uma grande feira gastronômica com os mais variados pratos de camarão.
O Festival Nacional do Camarão é uma realização da Associação Empresarial de Imbituba, produção da Joytown entretenimento e patrocínio de Malhas Ferju, Companhia Docas de Imbituba, Santos Brasil, Banco Itaú, Funturismo, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Governo do Estado e apoio da Prefeitura de Imbituba.
Postos de Vendas de Ingressos e Passaportes

Imbituba – Lojas Nivaldo e Malhas Ferju – (48) 32550885 - 32557186
Tubarão – Canário Café – (48) 36263627
Tubarão – Vendas On line – (48) 30522606
Braço do Norte – Gloss Cosméticos – (48) 36587042
São José – Claro Shopping Itaguaçu – (48) 88171272
Palhoça – Claro Via Catarina Shopping – (48) 88171272
Criciúma – Ativa – (48) 30452662
Laguna – Armazém Avenida – (48) 36444995

Vendas pela internet:
* www.minhaentrada.net
* www.blueticket.com.br

Mulher e neto morrem em acidente no RS

Uma mulher, de 57 anos, e o neto, de 12 , morreram em um acidente na RS-471, entre os municípios gaúchos de Pantano Grande e Encruzilhada no Sul, na tarde desta sexta-feira (28).

Segundo a Polícia Rodoviária, o pneu de um caminhão estourou e o motorista perdeu o controle da direção. O veículo invadiu a pista contrária e atingiu o carro em que as vítimas viajavam.
 O transito no local já foi liberado.

homen morre baleado no egito durante protesto

confira o video

Análise da Fiesc denuncia que duplicação da BR-101 não fica pronta antes de 2015

Para cumprir a promessa de concluir a duplicação da BR-101 Sul até o final de seu governo, a presidente Dilma Rousseff precisa — e deve — acelerar o ritmo dos trabalhos. De acordo com o novo estudo encomendado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a obra não fica pronta antes de 2015.

O relatório, feito em dezembro, a que o Diário Catarinense teve acesso exclusivo, vai ser apresentado nesta sexta-feira, às 10h30min, pela diretoria da instituição e pelo engenheiro Ricardo Saporiti, responsável pela análise. A previsão contraria o anúncio otimista do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de terminar a obra em 2013.

O que falta na duplicação da BR-101 (clique para ampliar a imagem)



Os 238,5 quilômetros entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, deveriam estar prontos em 2008. Porém, problemas — como chuva acima da média, questões ambientais e abandono das empreiteiras contratadas — atravancaram o caminho.

Em setembro do ano passado, o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a inaugurar "simbolicamente", em Criciúma, um dos quatro trechos que estão duplicados. Embora tenha dito, na ocasião, que repetiria o feito em outros lotes até o final do mandato, a promessa não foi cumprida: nenhum outro ficou pronto até dezembro. O prazo precisou ser prorrogado e, no caso do lote 26, por exemplo, a data foi adiada para julho.

O engenheiro Saporiti explica que há dois tipos de contratos, os de duplicação de pista e os de obras de arte especial, que envolvem viadutos e pontes, por exemplo. Ele diz que, em alguns, a duplicação andou bem, mas o mesmo não aconteceu com as obras de arte e que isso prejudicou visivelmente o andamento e o término dos trechos.

— Por isso, não acredito que a conclusão seja possível até o meio do ano. Além disso, há a necessidade de alargamento e reforço na estrutura da ponte antiga sobre o Rio Tubarão que o projeto e a licitação nem foram feitos ainda. Isso é inconcebível e é resultado da falta de planejamento — analisa.

Nenhum dos três túneis da duplicação da BR-101 Sul (sendo um deles duplo), está pronto, nem mesmo o do Morro do Agudo, em Paulo Lopes, em execução desde novembro de 2007. Previsto inicialmente para dezembro passado, ficou para maio de 2011. A situação mais complicada é a do Morro dos Cavalos, que prevê um túnel duplo, com aproximadamente dois quilômetros para cada galeria, quase o dobro em relação ao de Paulo Lopes. O projeto ainda não tem licenciamento ambiental, o superintendente do Dnit, João José dos Santos, disse ao DC em dezembro que espera lançar o edital de licitação até 15 de abril.

Os outros dois grandes entraves da duplicação estão com a concorrência em andamento, o Morro do Formigão, em Tubarão, e a Ponte de Laguna. A previsão é que os vencedores sejam conhecidos nos próximos dias. Os trabalhos, que deveriam iniciar em fevereiro, só devem começar em março. A morosidade em tirar do papel essas obras e o histórico de atrasos reforçam o diagnóstico do estudo de que, antes de 2015, a principal e mais movimentada rodovia do Estado não estará completamente duplicada.

O presidente da Fiesc, Alcantaro Corrêa, culpa os gestores. Na opinião de Corrêa, eles "não têm competência para pôr ordem na casa e fazer com que as coisas andem".

— Se estivessem na minha empresa, já teriam sido demitidos. Divulgam essas datas mentirosas achando que todo mundo vai acreditar — protesta.

Para ele, a situação "vai se esticando" e não termina.

— Há lotes duplicados, mas que estão sem os itens de segurança previstos, como sinalização, defensas metálicas e passarelas para pedestres. Falta segurança, e mortes continuam ocorrendo por causa disso — alerta o presidente.

Dois homens são executados dentro de carro em Palhoça

Dois homens foram executados dentro um carro na madrugada desta sexta-feira no bairro Caminho Novo em Palhoça, na Grande Florianópolis. As vítimas estavam em um Fiat Tempra e até as 7h20min continuavam sem identificação.

O crime aconteceu na rua Raimundo João Duarte, em frente ao Centro Educacional João Paulo Senna, por volta de 4h. Segundo a Polícia Civil, ainda não apareceu testemunhas dos assassinatos.

No local, os investigadores encontraram marcas de calibres diferentes nos corpos e no carro. Isso indica que mais de uma pessoa efetuou os disparos. Os corpos das vítimas foram encaminhados os Instituto Geral de Perícias, em Florianópolis.
DIÁRIO CATARINENSE

AGORA é A VEZ DA TORCIDA, INGRESSOS PROMOCIONAIS

Depois de vencer o Avaí, o Imbituba já trabalha para mais um importante e difícil confronto, enfrentar o Criciúma neste domingo (30), as 19:30 h., no Ninho da Águia. E para motivar ainda mais e pedir a torcida em campo, a diretoria do Imbituba começa a vender os ingressos antecipadamente nesta sexta e sábado.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente nos supermercados Tieli, no centro da cidade, e no escritório do clube, no bairro Vila Nova, ao lado Mercado Pouco Preço, ao preço de R$ 20,00. No domingo, dia do jogo, o valor da entrada será R$ 30,00.
“Queremos convocar a nossa torcida para que nos apóie, incentive nossos jogadores, marque presença nesse grande espetáculo que tenho certeza que vai ser e faça parte da história do nosso clube em mais um importante jogo do campeonato catarinense”, ressalta Robertinho Rodrigues, presidente do Imbituba.

“Em nossa casa, a torcida foi fundamental em todos os jogos, e para que possamos lutar por mais uma importante vitória, o apoio, o incentivo vindo das arquibancadas é fundamental”, acrescenta.

Nesta sexta pelo período da tarde, os jogadores que participaram da partida fazem um trabalho regenerativo, e o resto do grupo treino no bairro Roça Grande. No sábado pela manhã acontece o treino recreativo e logo em seguida o grupo parte para a concentração em um hotel da cidade.
-----

IMBITUBA SUPERA O FORTE AVAí E VENCE A PRIMEIRA

O Imbituba Futebol Clube fez um feito realmente extraordinário na noite desta quinta-feira (27), no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Se muitos não acreditavam, a comissão técnica, diretoria, jogadores e os 50 torcedores do Imbituba pensavam diferente e viram o time do Ninho da Águia vencer a equipe principal do Avaí por 1 a 0, com gol de Alan.

No primeiro tempo, a Águia do Litoral começou mais fechada e jogava nos contra ataques. O Avaí veio pra cima, mas o Imbituba foi equilibrando as ações e arriscando cada vez mais nas bolas aéreas e por baixo com Roger e Alan, mas os gols na aparecera.

Na segunda etapa, o Avaí teve a primeira chance, mas foi o Imbituba quem abriu o placar. Alan recebeu na entrada da Zé Carlos deu rebote para a segunda oportunidade do atacante. Ele não desperdiçou e quase da pequena área botou no ângulo, 1 a 0 aos 11 minutos.

A partir daí o Avaí se lançou ao ataque e o time do técnico Müller jogava nos contra ataques. E Teve ainda duas boas chances de aumentar, com Roger que chutou no meio de gol e depois com Baiano que chutou no canto esquerdo, mas Zé Carlos botou para escanteio.
“A vitória tira aquela ansiedade, a expectativa da primeira vitória. Estamos crescendo e vamos para a próxima partida ainda ciente de que precisamos melhorar. Tivemos ousadia hoje e conseguimos uma vitória muito importante”, diz o técnico Müller.

Para o atacante Alan, o empenho de todos foi fundamental na primeira vitória da Águia do Litoral no estadual 2011. “Foi uma vitória fundamental para motivar todo o grupo. Conquistamos um importante resultado, mas ainda temos muito e vamos melhorar”, acredita.

O Imbituba volta a campo no domingo (30). Recebe a equipe do Criciúma no estádio Emília Mendes Rodrigues, o Ninho da Águia, as 19:30h.( fonte:website imbituba fc)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Estudo canadense prevê aquecimento global por séculos

O dióxido de carbono já liberado na atmosfera vai continuar contribuindo para o aquecimento global durante séculos, podendo causar o colapso de um enorme lençol de gelo da Antártica e o aumento dos níveis do mar, disseram cientistas canadenses neste domingo.

Mesmo o completo abandono dos combustíveis fósseis e a suspensão imediata de emissões não poderão impedir o aquecimento do oceano da Antártica, bem como a desertificação na África do Norte, indica a pesquisa.

No entanto, muitas das consequências negativas no Hemisfério Norte, como a redução de gelo no Ártico, são reversíveis. Isso significa que os esforços globais para reduzir os gases de efeito de estufa não são um desperdício de esforço e dinheiro, disse Shawn Marshall, professor de geografia da Universidade de Calgary e um dos autores do estudo.
"Mas há alguns elementos do clima que apresentam muita inércia e que levarão muitos séculos para começarmos a revertê-los," disse Marshall.
O estudo, liderado por Nathan Gillett, do Centro Canadense de Modelagem e Análise Climática, foi publicado na revista Nature Geoscience.
SIMULAÇÕES

Usando simulações com um modelo climático, os pesquisadores estimaram os efeitos sobre os padrões de clima para os próximos mil anos, com a interrupção completa das emissões em 2010 e em 2100.
As importantes diferenças dos impactos em diversas regiões são devidas aos séculos necessários para o aquecimento da circulação do Atlântico Norte pelas correntes oceânicas, disse Marshall.

"A atmosfera se resfria rapidamente quando os gases atmosféricos são reduzidos, assim como a água da superfície do mar, mas o resfriamento não atinge as águas profundas do oceano por um longo tempo," disse ele.
Correntes de vento no hemisfério sul também podem contribuir para o processo.
EFEITOS
Como resultado, nos próximos mil anos, a temperatura média do oceano ao redor da Antártica pode aumentar em até 5 graus Celsius, provocando o colapso do manto de gelo da Antártica Ocidental, de acordo com o estudo.

A eliminação do manto de gelo, que cobre uma área do tamanho do Texas e tem até 4 mil metros de espessura, poderá elevar os níveis do mar em vários metros.

Os impactos do clima reduzirão a umidade em partes do norte da África em até 30 por cento.
As simulações mostram grandes diferenças em algumas partes do mundo. Porém, entre reduzir as emissões em 2010 ou em 2100, surgem variações de temperatura entre 1 e 4 graus Celsius, representando um argumento para a ação de redução imediata das emissões de dióxido de carbono, disse Marshall.

Plano de prevenção de desastres em SC não sai do papel

Santa Catarina vai esperar até maio para ter acesso a um projeto de prevenção de desastres no Vale do Itajaí. A execução, contudo, não será imediata.

e posse dos estudos da agência japonesa de cooperação Jica, o governo avaliará se vai executá-las, diz o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff (DEM).
Desde novembro de 2008, quando as chuvas mataram 135 em SC, nenhum plano foi posto em prática. A criação da Secretaria de Defesa Civil e o convênio com a Jica são as primeiras ações concretas.
Para Beate Frank, do Comitê da Bacia do Rio Itajaí, a criação da secretaria pode ajudar, mas o convênio com a Jica é controverso. Para ela, as propostas "não levam em conta o cerne do problema" --estruturar defesas civis, não ocupar morros, preservar margens e criar um sistema de alerta.
Apesar de a Assembleia Legislativa ainda não ter aprovado a criação da secretaria, Althoff foi anunciado para o cargo e assumiu a função de porta-voz.


Assassino confesso de Palhoça diz que procurou a polícia porque não conseguia dormir

Catarinense assumiu homicídio de uma das três pessoas encontradas enterradas na Grande Florianópolis

Dos três corpos encontrados nos fundos de uma residência em Palhoça, na Grande Florianópolis, um deles seria do Rio Grande do Sul. É o que afirma o homem que confessou pelo menos um dos assassinatos e que se entregou na terça-feira à polícia.

— Custei a acreditar na história, parecia uma conversa de bêbado. Mas era verdade – revelou o chefe de investigações da 1ª DP de Gravataí, no Rio Grande do Sul, Jair Gonçalves.

Mulher morre atropelada por ônibus em avenida de Florianópolis


Edneia Dias Moraes foi atingida quando atravessava a Ivo Silveira

Uma mulher morreu atropelada por ônibus na manhã desta quarta-feira na avenida Ivo Silveira, no bairro Capoeiras, em Florianópolis. O acidente aconteceu por volta de 7h no momento em que a pedestre tentava atravessar a via.

Segundo relato de testemunhas para a Guarda Municipal, Edneia Dias Moraes, de 27 anos, estava em um ônibus e desembarcou fora do ponto, perto da faixa de pedestre. Depois de descer, a mulher passou em frente ao veículo parado para atravessar a rua pela faixa, mas não teria visto o sinal verde para os carros.

Enquanto cruzava a avenida, Edneia não percebeu a aproximação de outro ônibus e foi atingida. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acidente aconteceu no sentido Continente-Ilha no fim da avenida, próxima à Casan, e o trânsito ficou complicado no trecho. O corpo de Edneia está no Instituto Médico Legal.

Imbituba em busca de alternativas

IMBITUBA – Apesar de bons números, o ataque do Imbituba vai receber mais uma alternativa. De todas as partidas até agora no Campeonato Catarinense, o time do técnico Müller não passou em branco em nenhum _ marcando quatro vezes em três partidas. Ainda que seja o quinto melhor ataque da competição, a direção traz um nome para botar a bola para dentro e fazer a alegria do torcedor.
“Precisamos de um centroavante de área, para fazer o gol, finalizar. Como todos os atacantes com estas referências estão empregados, partimos para um plano B. Contratamos o garoto de 19 anos chamado Vaguinho, artilheiro de campeonato de amadores”, avisa o presidente da equipe, Robertinho Rodrigues. Um dos problemas das últimas partidas foi a falta de pontaria e erro nas finalizações. A direção espera minimizar as questões com o rapaz de Imbituba.
No entanto, com três jogos e sem vitória, a pressão sobre o Zimba cresce. A diretoria não descarta mudanças no elenco. “Se a vitória não acontecer nos próximos dois jogos, aproximadamente, teremos que reduzir o efetivo e trazer outras peças”, confessa Robertinho. O técnico Müller, conforme o presidente, vai continuar no comando. “Seria muito cedo uma troca de treinador. O Müller tem feito um trabalho maravilhoso. A questão não é o técnico”, garante.
Ontem foi dia de treinamento forte no Emília Mendes Rodrigues. O treinador deu início à preparação para a partida de amanhã. A Ressacada será palco do confronto entre as duas equipes que ainda não venceram na competição. Avaí x Imbituba está marcado para as 19h30.

Obama confirma que vai viajar em março ao Brasil

Anúncio foi feito no pronunciamento do States Of The Union, nos EUA


O presidente Barack Obama anunciou que viajará em março ao Brasil, Chile e El Salvador, em seu primeiro giro pela América do Sul e Central, segundo trechos do discurso anual sobre o Estado da União pronunciado nesta terça-feira (quarta-feira, horário de Brasília).

— Em março, viajarei ao Brasil, Chile e El Salvador para forjar novas alianças para o progresso nas Américas — afirmou Obama.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Mike Hammer, disse que a viagem irá "ajudar a promover a nossa segurança e prosperidade", através do fortalecimento de parcerias no hemisfério ocidental.

Obama visitou os vizinhos latino-americanos México e Trinidade e Tobago no início de sua presidência, mas este será seu giro oficial pela América do Sul.

No Brasil, Obama se encontrará com a presidente Dilma Rousseff, sucessora de Lula, considerado por Washington como um interlocutor chave na região. Lula foi o primeiro presidente latino-americano a ser recebido na Casa Branca por Obama.

Com o Brasil, os Estados Unidos têm grandes áreas de cooperação, incluindo um acordo militar que os dois países assinaram em abril de 2010, mas também possuem atritos, como o tratamento da questão nuclear do Irã e as tarifas alfandegárias americanas às importações de etanol.

Obama e Dilma conversarão sobre "energia limpa, crescimento global, assistência à reconstrução do Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e outras questões de importância global", disse Hammer.

No Chile, o líder americano se reunirá com o presidente Sebastián Piñera "para discutir uma maior cooperação regional e bilateral", informou Hammer em um e-mail.

"O Chile é um dos nossos parceiros mais próximos do hemisfério ocidental, tem sido um dos principais contribuintes no Haiti, e rapidamente se tornou um líder regional sobre segurança nuclear, energia limpa e gestão de crise", acrescentou.

Em El Salvador, Obama conversará com o presidente Mauricio Funes, citado por Hammer como "um líder que está trabalhando para superar tradicionais divisões ideológicas em seu país, para fazer avançar o bem-estar do povo de El Salvador".

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, já realizou visitas ao Brasil, Chile e El Salvador durante diversos giros pelas Américas Central e do Sul

Tubarão > Justiça concede habeas corpus a acusados de causar morte de bebê

Mãe da criança e o namorado dela responderão ao processo em liberdade

 

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina concedeu nesta terça-feira habeas corpus aos dois acusados de causar a morte do bebê Yan Galassi Jorge, de um ano e 11 meses, em novembro do ano passado, em Tubarão, no Sul do Estado. O inquérito da Polícia Civil apontou que a morte foi provocada por estupro, e responsabilizou a mãe, Micheli Galassi de Carvalho, e o namorado dela, Carlos Balsini dos Santos.

Micheli saiu nesta segunda-feira do Presídio Regional de Tubarão, onde ficou presa por dois meses. Ela e Balsini — que desapareceu após prestar depoimento à polícia, poucos dias após a morte de Yan — vão responder ao processo em liberdade.

— Felizmente, a verdade está aparecendo. Sou a pessoa que mais amava meu filho e quero justiça — disse Micheli.

A defesa dela vai tentar provar que o que causou a morte do bebê foi a Síndrome de Fournier, doença rara provocada por uma bactéria que pode ocasionar infecção generalizada. Além de indícios de estupro, exames laboratoriais e do Instituto Geral de Perícias encontraram vestígios de cocaína na urina de Yan. Mas a forma como a criança consumiu a droga nunca foi esclarecida.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Rato causa histeria na praça de alimentação de shopping de SP

Um rato preto, descrito como "gigante", causou histeria ao percorrer ontem, em plena hora do almoço, a praça de alimentação do shopping Iguatemi, uma das mecas do consumo de luxo na zona oeste de São Paulo.
Houve correria e gritos, que podiam ser ouvidos do lado de fora. Pessoas subiram nas cadeiras e até nas mesas. O shopping, que lamentou, não soube informar de onde o roedor saiu.
"Nunca vi um rato daquele tamanho. Era preto, gigante", diz a consultora de RH Eliana (que não quis dar o sobrenome), 33. Segundo ela, ele cruzou a praça e alojou-se sob bancos de madeira.
A caça mobilizou os seguranças. Um vídeo colocado no YouTube e visto 314 vezes até o final da tarde de ontem mostra quando o rato cruza o saguão novamente.
É, então, encurralado pelos homens de preto. Com voracidade, eles pisoteiam o rato. Um segurança, munido de um papel, o recolhe.
O Iguatemi disse, em nota, que possui "rotina rigorosa de limpeza de suas instalações, que atende e supera todas as determinações".

Uma adolescente está desaparecida desde quinta-feira

Uma adolescente está desaparecida desde quinta-feira, em Morro da Fumaça. Isabela Martins Alves, de 14 anos, ficou em casa sozinha, das 15 às 17 horas, enquanto seus familiares trabalhavam. Conforme sua mãe, Maria de Lourdes Martins, ao chegar da funerária que é proprietária, encontrou a porta da casa aberta e a filha ausente. Também foi levado um notebook da menina.

Avaí apresenta oficialmente o volante Fabiano

                                              
                                                                  futebol 2011               
 Jogador disse que consultou Luxemburgo antes de acertar com Leão

 O volante Fabiano, de 32 anos, foi apresentado oficialmente pelo Avaí nesta segunda-feira. O jogador nasceu em Marília e começou a carreira começou no São Paulo Futebol Clube onde jogou de 1994 a 2001. Passou também pela Portuguesa em 2001 e Internacional em 2002. Em 2003 atuou pelo Santos. De 2004 a 2008 jogou no México, no Necaxa. Em 2009 voltou ao Brasil e defendeu o Sport e atualmente estava no Atlético-MG.

O volante participou também da seleção olímpica que disputou os Jogos de Sydney, em 2000. No Avaí, seu contrato vai até o final do ano e ele usará a camisa número 35.

Em sua primeira entrevista coletiva, o volante deixou claro que o técnico Wanderley Luxemburgo teve participação direta na sua contratação: 
— Conversei com o Wanderley e ele disse que era para eu vir jogar no Avaí por conta da projeção, organização e visibilidade do clube. Por aqui, vou encontrar grande amigos e isso também pesou. Estou feliz demais — destacou Fabiano.
CLICESPORTES

Saiba como evitar os problemas típicos do verão

Verão é estação de aproveitar as férias, ou, pelo menos, o final de semana na praia. Mas nem tudo é curtição na época mais quente do ano. Basta o sol e o calor fazerem parte do dia a dia para os problemas começarem a aparecer.

A pele é a parte do corpo que mais sofre com as queimaduras de sol, brotoejas e micoses. Estômago e intestino são afetados pelas viroses. Além disso, as pragas, como mosquitos e caramujos africanos, também aparecem com o calor e chuvas de fim de tarde.

As doenças passageiras e típicas da estação podem até assustar quem planeja passar a temporada na praia, mas cuidados simples podem fazer toda a diferença. Anote as dicas preparadas pelo Jornal de Santa Catarina e diga adeus ao lado ruim do verão:

CARAMUJO AFRICANO: Por conta da umidade, os caramujos aparecem em grande quantidade em terrenos baldios, muros e até em árvores frutíferas. O contato direto pode causar doenças como meningite e peritonite. Para evitar a invasão do molusco, a dica é manter os terrenos livre de lixos e com a capinação em dia.

O que fazer? Caso o caramujo apareça, recolha-o com luvas ou sacos plásticos. Depois de recolhidos, eles devem ser enterrados em um buraco com mais ou menos quarenta centímetros de profundidade.

BICHO GEOGRÁFICO: A doença é causada por larvas de parasitas intestinais de cães e gatos, geralmente encontradas na areia das praias. Em contato com a pele, as larvas são absorvidas. Para prevenir a contaminação, a dica é não andar descalço em locais públicos e evitar sentar na areia sem a proteção de uma toalha.

O que fazer? O tratamento é feito com pomadas. Por isso, o médico deve ser consultado.

MICOSE: A micose é provocada por fungos, que podem ser adquiridos na piscina ou praia e, em contato com a pele, se alastram rapidamente. Os sintomas são lesões avermelhadas ou brancas, escamação e coceira. Para prevenir, não compartilhe toalhas de banho e evite ficar com roupas molhadas por muito tempo.

O que fazer? Neste caso não há outra saída a não ser procurar um dermatologista. A automedicação não é aconselhada.

ÁGUAS-VIVAS: Aparecem com as ondas do mar e liberam uma toxina em contato com a pele. A sensação é a mesma de uma queimadura. A espécie perigosa é a medusa, em formato de guarda-chuva, e a caravela, parecida com balão de ar. Ao ver as espécies, não toque e se afaste.



O que fazer? Jamais use água da torneira no local afetado. A água doce piora o efeito do veneno. O ideal é lavar com vinagre e aplicar compressas de pasta de vinagre com farinha de trigo ou mandioca. Em casos de náuseas e febre alta, leve a vítima ao hospital.

BROTOEJAS: Aparecem geralmente nas crianças. São bolinhas de água acompanhadas de coceira, que aparecem nas regiões das dobrinhas da pele. O pescoço é um exemplo. As principais causas são o calor e o suor excessivo. Para livrar os pequenos do incômodo, a dica é buscar locais frescos e arejados para acomodá-los.
O que fazer? Ao perceber o aparecimento das bolinhas é preciso evitar o sol. Também deixe de lado os banhos com água muito quente. Se a irritação na pele persistir, procure um dermatologista.

INSOLAÇÃO: Entre os sintomas estão falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, pele quente, avermelhada e seca. Prevenir esse mal é muito simples: evite o sol entre 10h e 16h e use filtro solar constantemente. Os mais claros devem usar no mínimo fator 30.

 

O que fazer? Beba muito líquido e não tome remédios por conta própria. Procure um médico para o tratamento correto.

VIROSES: Causam principalmente vômito, diarreia e dores abdominais. Estão ligadas normalmente à ingestão de alimentos ou líquidos contaminados por vírus Para evitar, lave as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro.

O que fazer? O melhor é tomar muito líquido. A água de coco é recomendada. O soro caseiro também ajuda: dissolva duas colheres de chá de açúcar e uma colher de sal em um copo de água.(fonte diário catarinense)

Polícia encontra três corpos nos fundos de um casa em Palhoça

Três corpos foram encontrados nos fundos de uma casa em Palhoça, na Grande Florianópolis, na madrugada desta terça-feira. A polícia chegou ao local após um dos supostos assassinos se apresentar à Polícia Civil confessando o crime.

Na tarde de segunda-feira, Daniel de Lima procurou a polícia em Gravataí (RS) por estar arrependido de participar da morte de três homens em Palhoça. Depois de ouvir as declarações, os agentes gaúchos entraram em contado com a delegacia do município catarinense relatando a história.

Investigadores viajaram até o estado vizinho para buscar Daniel. O homem levou os policiais até uma residência perto da BR-101, na região do Morro do Cambirela, em Palhoça. Guiados pelo suspeito, os agentes localizaram os três corpos enterrados nos fundos de uma casa.

Ederson Flávio Ercego e Felipe de Souza Batista, moradores da residência, foram apontados como participantes dos assassinatos. A polícia prendeu os três, em flagrante, por ocultação de cadáver. Segundo os homens, os corpos estavam no local desde a semana do Natal.

O crime

A primeira linha de investigação da polícia é latrocínio — roubo seguido de morte. De acordo com Daniel, o trio cometeu o crime para ficar com o carro das vítimas, um Ford Fiesta Sedan vermelho. O veículo está desaparecido.

Os suspeitos teriam matado os três a machadadas e a marretadas. Um deles teria sido enterrado ainda agonizando, relatou Daniel à polícia. Na vala, também havia restos de velas.

Até a manhã desta terça-feira, os corpos continuavam sem identificação. Os investigadores acreditam que as vítimas não eram moradoras de Palhoça. Na delegacia, não há registros de pessoas desaparecidas com as mesmas características dos homens encontrados. Os corpos estavam em avançado estado decomposição e foram encaminhados para o Instituto Geral de Perícias, em Florianópolis.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Prefeito convoca reunião e pede monitoramento da região


Apreensivo após uma noite de bastante chuva, o prefeito Beto Martins convocou uma reunião, no sábado (22), com a equipe da Secretaria de Infraestrutura e defesa civil do município para solicitar levantamento dos bairros danificados pela incessante chuva que atinge não só Imbituba, mas também grande parte do país.



Na ocasião, os secretários da Regional Norte e Sul do município, Ivan Vitório e Amilton Gonçalves, respectivamente, comunicaram que já estavam inspecionando as regiões, mas que nenhum dado relevante havia sido constatado até o momento.



Da mesma forma, a equipe da Seinfra e Defesa Civil informaram que felizmente não há nenhum caso de risco ou de desabrigados. Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Maurício Mazzoca, o município possui casos pontuais que ficarão em observação e, em caso de urgência convocará, a qualquer momento, uma nova reunião para que seja avaliado se há necessidade de decreto de emergência ou se a SEINFRA poderá contornar a situação dentro de sua própria rotina de trabalho. Independente do que ocorra durante o final de semana, já ficou agendado para segunda-feira (24), às 13 horas, no gabinete do prefeito, uma segunda reunião para nova avaliação.



O prefeito aproveitou a oportunidade para questionar sobre a sujeira que o mar tem trazido para areia da praia como galhos, folhas e troncos, e, segundo a equipe da Seinfra, a limpeza tem sido constante, mas somente será efetiva quando mudar a corrente marítima e a sujeira parar de chegar à praia. O prefeito solicitou ao Comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Sandro Martins, que peça aos salva-vidas que orientem os banhistas para tomar precaução ao entrar no mar.



Participaram também da reunião o secretário de Administração, Daniel Arantes Neto; o secretário de Articulação Política, Cadir Cargnin e o vereador Jaison Cardoso de Souza.

O perigo das lojas de empréstimos


Fraude. Loja de empréstimo usa nome de aposentada para pedir um empréstimo indevido de R$ 10.000,00

A vida de uma aposentada do INSS, que prefere não se identificar, virou um tormento em 2010, quando recebeu um telefonema da Financeira, agradecendo pela preferência de ter realizado um empréstimo.

A aposentada se apavorou mais ainda quando pegou seu contracheque e viu um desconto no valor de R$ 300,00, referente há um empréstimo que jamais havia feito. “Fiquei pasma, horrorizada”. A financeira instruiu a aposentada a registrar um boletim de ocorrência, para comprovar que não fez o empréstimo. A loja de empréstimos na época tinha o nome de BMG, hoje trabalha com o logradouro Bom Sucesso.
A Financeira que liberou o dinheiro, imediatamente tomou as providências necessárias para ressarcir a aposentada e cancelar a cobrança das prestações restantes. Segundo a aposentada, a própria financeira, forneceu um advogado para que entrasse na justiça contra a instituição que usou o nome dela para fazer o empréstimo no valor de quase R$ 10 mil.
A aposentada espera que a financeira forneça o material que prova a fraude, para poder entregá-los a Polícia Civil.
Segundo o diretor do Procon de Imbituba, Leandro Ribeiro, essa prática cometida por essa loja de empréstimo é muito comum no país inteiro e principalmente no município. “É preciso alertar os idosos que não forneçam seus dados para qualquer pessoa, que leiam atentamente contratos, que não comprem produtos vendidos de porta em porta e pagos antecipadamente. Normalmente há muitas reclamações com esse tipo de venda.”
O Diretor do Procon alerta aos aposentados que forem realmente fazer empréstimos, não aceitarem cartão de crédito se realmente não forem usar. Pois o limite deste cartão pode trancar a margem de financiamento que o aposentado tem disponível.
Aviso – Para os pensionistas que tiverem seu nome usado sem autorização, devem procurar imediatamente a Polícia Civil e fazer um boletim de ocorrência e se dirigir ao Procon mais próximo. Leandro Ribeiro pede para que o pensionista, quando precisar de empréstimo, procure o próprio banco que recebe o benefício.

Polícia Militar faz apreensão de drogas e armas em Ibiraquera

Durante a noite da última quinta-feira (20) a polícia Militar de Imbituba realizou mais uma apreensão de arma e drogas.

Os policiais do PPT faziam rondas no bairro Ibiraquera e ao dirigirem-se a um local em que havia denúncias de tráfico de drogas, perceberam a movimentação suspeita, decidindo então pela abordagem, o proprietário da residência percebeu a chegada dos policiais e empreendeu fuga.
Na residência foram apreendidos aproximadamente meio quilo de maconha, 150 gramas de cocaína, 02 balanças de precisão, além de vasto material para a divisão e embalo da droga. Os policiais localizaram também um revólver calibre 22 carregado com cinco munições e dois mil quatrocentos e quinze reais em espécie. Todo o material foi entregue na delegacia de Polícia de Imbituba.

Surfista de Imbituba domina as ondas de São Francisco

popular catarinense são francisco do sul

A bela Prainha de São Francisco do Sul (SC) recebeu neste fim de semana os principais surfistas amadores do estado para a disputa da primeira etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2011 com a participação de 113 inscritos na competição.

João Paulo Abreu foi campeão da categoria Open. Surfista de Imbituba, João Paulo dominou as valas da Prainha, surfando muito até chegar à final e vencer com 14,50 pontos contra 10,75 pontos de Jussemir Junior, de Florianópolis, com a segunda colocação. Na terceira colocação, David Martins, também de Floripa, com Felipe André, de São Francisco do Sul, na quarta colocação.
O campeão da categoria Junior foi o surfista paulista Wesley Santos, que liderou durante toda bateria e acabou não dando folga aos adversários. Completaram o pódio da categoria Junior o surfista de Floripa Cainã Barletta na segunda colocação. Em terceiro lugar, Matheus Navarro, de Balneário Camboriú, com João Paulo Abreu em quarto lugar. Na Categoria Mirim mais uma grande disputa foi definida nos últimos segundos de bateria e acabou com a vitória do guerreiro Luan Wood, de Florianópolis. Ele achou uma boa onda no finzinho da bateria e conseguiu a virada de quarto para a primeira colocação.
O estreante na categoria Master, Stewson Crippa, de Floripa, foi o campeão e teve uma vitória apertada sobre David Husadel que ficou na segunda colocação por uma diferença de apenas 0,10 pontos. E na categoria Feminino a vitória foi de Marina Resende, de Florianópolis.  sul

ASI empossa diretores e lança Circuito Imbitubense de Surf 2011


a primeira etapa acontece dia 05 06 de fevereiro na praia da vila

Após eleger a diretoria que estará à frente do surfe imbitubense pelos próximos dois anos, no último dia 15, a Associação de Surf de Imbituba lançou o calendário de competições para 2011. E a primeira etapa do circuito local mais tradicional de Santa Catarina já está prestes a começar. Será nos dias 05 e 06 de fevereiro, na Praia da Vila, junto à programação do Imbituba Games, os jogos de verão que agitam a cidade durante a temporada.

A competição contará com oito categorias - Pro/Am, Junior, Mirim, Iniciantes, Infantil, Espumeiro, Sênior, e Feminino. Na categoria Pro/Am, está garantida a premiação total de R$2.000,00, o que significa também a participação dos principais surfistas do Estado no campeonato. “Estamos muito contentes por antecipar o nosso calendário e aproveitar toda a beleza e o turismo de nossa cidade em pleno verão. A integração da etapa da ASI com o Imbituba Games sela a parceria que temos com a Prefeitura Municipal de Imbituba, o que fortalece nossa instituição e nosso esporte”, declarou o presidente reeleito Katz Sullyvan Fernandes.
As inscrições para a principal categoria (Pro/Am) do circuito custam R$ 80,00. Para se inscrever nas demais categorias, o surfista deve pagar o valor de R$ 40,00. Na Espumeiro, a taxa é especial para estimular a criançada a competir: R$ 25,00. O local para se inscrever é a Secretaria Municipal de Esporte, anexa ao Ginásio Olivar Francisco. Mais informações pelo telefone (48) 3255-6935.
As inscrições para aqueles que não residem na cidade, devem ser realizadas através de depósito na conta corrente da ASI (Banco do Brasil, Ag. 5272-8, Cc. 145.783-7), e confirmadas pelo telefone (48) 8431-2008 (setor financeiro da ASI). A participação na competição só será confirmada com o pagamento antecipado da inscrição.
A competição integrante do Imbituba Games conta com patrocínio da Eduardo Skate Surf Shop, Maresia, South to South e Natural Art. O apoio para a realização do evento é da Prefeitura Municipal de Imbituba e da Diretoria Municipal de Esportes.

Nova gestão quer consolidar WQS Prime

No dia 15 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores, a Associação de Surf de Imbituba elegeu sua diretoria para o período de 2011 e 2012. Estarão à frente da instituição o presidente Katz Sullyvan Fernandes e o vice-presidente Nazareno Heleodoro, dois ícones da organização esportiva na cidade, reeleitos na única chapa inscrita.
Integram a diretoria Jander Pereira de Carvalho (Financeiro), Marcelo Barcelos (Administrativo), Alexandre Arthur Pons (Técnico), Zanata Luiz de Freitas (Comunicação e Marketing), Diego da Luz Brum (Meio Ambiente), Sandro Ferraz Neres (Esporte) e Peterson Martins (Eventos).
O maior desafio da Associação de Surf de Imbituba em seu 26º ano de existência será a realização do WQS Prime, programado para ocorrer em Imbituba no primeiro semestre de 2011. A nova diretoria conta com o apoio de todos e promete mais comprometimento para expandir os horizontes da tnstituição e do surfe de Imbituba, seja com seus eventos ou com atletas representando a cidades pelas ondas do mundo.
Associação de Surf de Imbituba – Gestão 2011/2012

Diretoria Executiva
Presidente: Katz Sullyvan Fernandes
Vice-Presidente: Nazareno Heleodoro de Souza
Diretor financeiro: Jander Pereira de Carvalho
Diretor Administrativo: Marcelo Barcelos
Diretor Técnico: Alexandre Arthur Pons
Diretor de Comunicação e Marketing: Zanata Luiz de Freitas
Diretor de Meio Ambiente: Diego da Luz Brum
Diretor de esporte: Sandro Ferraz Neres
Diretor de Eventos: Peterson Martins

Conselho Fiscal
Efetivos:
Luciano Coelho
Ângelo Possenti
Carlos Augusto da Silva

Suplentes:
Fernando Campos
Cláudio Freitas
Sergio Murilo Duarte

imbituba x chapecoense

Em um grande jogo na tarde deste domingo (23), no Ninho da Águia, o Imbituba saiu na frente, levou a virada, buscou o empate e embalado pelo torcida por pouco não conseguiu a vitória contra o líder do Estadual. Contra a Chapecoense, 2 a 2 e muita emoção.
Jogando em casa, o Imbituba partiu pra cima e abriu o placar logo aos sete minutos. Luan de fora de área chutou no canto direito do goleiro adversário e inaugurou o placar.
Pressionando o adversário, o Imbituba teve nova oportunidade com Luan de fora de área, mas a bola passou a esquerda do goleiro Juliano.
Depois, aos 30, foi a vez de Roger, em jogada individual, cortar o zagueiro para dentro da área e chutar no ângulo. A bola bateu no travessão e a zaga tirou.
Com 37 da etapa inicial, Aloísio de costas para o gol chutou no contrapé de Sérgio e empatou.
No retorno do intervalo, o time visitante acertou um chute no ângulo esquerdo de Sergio. Everton Cezar fez aos cinco, 2 a 1. A partir daí o Imbituba se lançou ao ataque com Robinho e Baiano e a torcida incendiou o jogo.
Dez minutos depois, Roger fez bonita jogada, a bola bateu na trave e na sobra, Baiano empatou. O empatou colocou o Imbituba todo no ataque e Robinho, Luan, Roger e Baiano por pouco não viraram em diversas oportunidades de gol.
O Imbituba volta a campo nesta quinta (26). Vai a Florianópolis enfrentar o Avaí no estádio da Ressacada, as 20:30h.
-----

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

homen morre afogado em capivari de baixo

CAPIVARI DE BAIXO – Um homem foi encontrado morto na Lagoa do Barreiro, em Capivari de Baixo. Segundo a perícia inicial, o pintor Joelson Duarte, 49 anos, morreu afogado. Na manhã de ontem, quando o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves percorria os bairros de Capivari para vistoriar algumas obras, se deparou com uma cena inusitada próximo ao lago, localizado no bairro Barreiro. No local, estava uma bicicleta, uma carteira sem documentos, um par de sapatos, uma calça, uma camiseta e um boné abandonados. Os objetos eram de Joelson.
A Polícia Civil e a Guarda Municipal de Capivari de Baixo estiveram no local, mas não encontraram vestígios. Depois, o corpo foi avistado por populares e resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
 diário do sul

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

.Lista de objetos esquecidos em hotéis tem robô, gato e dentadura de ouro

Um robô de mais de um metro de altura, um filhote de gato, perucas e a chave de um Rolls Royce estão entre os objetos esquecidos em 2010 nos quartos de uma conhecida rede britânica de hotéis.
 A rede Travelodge, que tem mais de 460 hotéis (11 na Irlanda, três na Espanha e o resto na Grã-Bretanha), divulgou uma lista com os objetos mais estranhos e também os mais comuns esquecidos por seus hóspedes.
Entre os mais inusitados, estão uma dentadura de ouro avaliada em 6,5 mil libras (quase de R$ 17 mil) e um robô do tamanho de um homem, a réplica de um Dalek, robôs que aparecem nos filmes do seriado britânico de TV Dr. Who, no valor de 1,6 mil libras (mais de R$ 4 mil),
Além de objetos, a Travelodge também registra o esquecimento de plantas, animais e até humanos. Um noivo foi deixado amarrado à cama em um hotel no interior da Inglaterra.

Os amigos do noivo resolveram fazer a brincadeira na véspera do casamento, mas ninguém se lembrou de desamarrá-lo na manhã da cerimônia, que teve que ser adiada em algumas horas até que o noivo fosse encontrado.
Outro caso curioso foi o do filhote de gato-de-bengala esquecido em um hotel da Travelodge em Londres.
O gatinho Tiger foi deixado em um hotel de LondresO gatinho Tiger foi deixado em um hotel de Londres (Foto: Travelodge)
Valiosos
Uma bolsa Hermès no valor de 8 mil libras (cerca de R$ 20 mil) foi deixada em um de seus hotéis. Em outra cidade, um hóspede esqueceu documentos de divórcio.
Um dos itens esquecidos mais valiosos foi o relógio Rolex com diamantes no valor de 50 mil libras (cerca de R$ 130 mil).

Em outro hotel da rede, um dos hóspedes deixou 10 mil libras em dinheiro (cerca de R$ 26 mil) na lata de lixo. O cliente trouxe o dinheiro para comprar um carro, mas a transação não ocorreu e ele acabou jogando o envelope errado no lixo.
Bonsai também foi esquecido por casal em hotel de LondresBonsai também foi esquecido por casal em hotel de
Londres (Foto: Travelodge)
Outro objeto esquecido foi uma árvore bonsai, deixada por um casal. O casal afirmou à Travelodge que a árvore em miniatura era uma espécie de amuleto da sorte e prosperidade e o casal passou por uma fase ruim enquanto esteve longe da planta.
Também foi esquecida pelo hóspede uma mala especialmente criada para carregar sete pernas mecânicas com sapatos diferentes.
 
Livros e iPhonesEntre os objetos mais comuns esquecidos nos quartos da rede de hotéis Travelodge estão celulares, laptops, ursinhos de pelúcia e livros. Ao todo, o hotel recolheu 20 mil livros.
Nos últimos 12 meses, os funcionários da rede conseguiram devolver 75 mil ursinhos de pelúcia a seus donos.

A partir de janeiro, todos os objetos esquecidos nos hotéis da rede Travelodge, e cujos donos não foram retirar do departamento de achados e perdidos, serão doados para lojas da instituição de caridade Cancer Research Uk. por bbc

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

verão imbituba 2011

Imbituba - Com o início da alta temporada a cidade apresentará uma variedade de atrações que prometem dar um brilho especial nas festividades de final de ano.
O Réveillon Show acontecerá no canto da praia da Vila com fogos e atrações musicais. Para o início do ano o Imbituba Games 2011 acontece nos dias 8 e 9/ 22 e 23 de janeiro e 5 e 6 de fevereiro com uma infinidade de jogos a atividades diversificadas na Praia da Vila.
Já o Festival Nacional do Camarão, que acontece de 10 a 13 de fevereiro vai contar com gastronomia, feira e shows com as bandas Papas da Língua, Michel Telo e Exaltasamba.
E para concluir as festividades o Carnazimba 2011 que inicia dia 04 de março e estende-se até 8 vai levar muita alegria a turistas e moradores locais com as mais diferenciadas atrações com blocos e desfiles.