segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O derretimento de geleiras e camadas de gelo estão liberando, no ar e nos oceanos, poluentes que causam câncer, revelaram cientistas.

Segundo os pesquisadores, os produtos químicos entram na cadeia alimentar e se acumulam no corpo das pessoas, provocando tumores, doenças cardíacas e infertilidade. A informação foi revelada nesta quinta-feira (9).

O alerta foi dado por um novo estudo internacional sobre a relação entre as mudanças climáticas e um tipo de toxinas feitas pelo homem, chamadas de poluentes orgânicos persistentes (POP, na sigla em inglês).
A pesquisa, que deverá ser publicada no mês que vem, diz que a elevação da temperatura e as condições meteorológicas mais extremas estão aumentando a exposição do homem aos poluentes em todo o mundo, incluindo o Reino Unido.

Os cientistas estão preocupados com os POPs porque eles duram décadas no ambiente e se acumulam nos tecidos do corpo. Essas toxinas incluem pesticidas como o DDT e produtos químicos usados em produtos elétricos.

Donald Cooper, do Programa para o Meio Ambiente da ONU (Organização das Nações Unidas), que publicou o relatório durante o COP 16 (16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática), que se realiza em Cancún, no México, disse que as geleiras e as camadas de gelo estão liberando POPs presos anos atrás no ar e nos oceanos.

Eventos meteorológicos extremos, como as recentes inundações no Paquistão, liberaram poluentes proibidos que que haviam sido armazenados para serem incinerados.
Altas temperaturas tendem a aumentar a propagação da malária, o que, por sua vez, faz crescer o uso de sprays como o DDT, que fazem mal à saúde, além de deixar baleias, focas e ursos polares vulneráveis aos poluentes.

Cooper explicou que o problema acontece em todas as partes do mundo. Ele disse que quantidades muito pequenas desses poluentes entram na cadeia alimentar e se acumulam à medida que sobem na cadeia alimentar, até chegar ao leite materno e ao sangue humano.
O estudo da ONU revelou que os níveis de POPs do leite materno e do sangue estão aumentando em várias partes do planeta. por r7

santa catarina passa a emitir passaporte com chip a partir 2011

colunista

Quem já tem passaporte poderá usá-lo até a data indicada no documento

O novo passaporte com chip eletrônico, também conhecido como E-Passaporte será implantado em Santa Catarina em janeiro de 2011. Segundo a Polícia Federal, porém, ainda não há uma data exata para o início da emissão do documento.

Já adotado por países da União Européia, além do Japão, Austrália e Estados Unidos, o projeto piloto do E-passaporte começou a ser emitido no Brasil, no Distrito Federal e em Goiânia, no dia oito de dezembro.

De acordo com a PF os procedimentos aqui em Santa Catarina serão os mesmos adotados nos dois estados que já emitem o novo passaporte. Quem quiser fazer o documento deverá entrar no site da instituição e clicar no link Requerer passaporte, preencher os dados e pagar a taxa para confecção.

Quem já tem passaporte poderá usá-lo até a data definida no documento, mas quem quiser substituí-lo pelo E-passaporte também poderá fazê-lo.

Chinês não corta unhas de mão há 28 anos para controlar temperamento

Do G1, em São Paulo

'Eu era muito agressivo e sempre me metia em encrenca', disse.
Uma das unhas de Jian mede hoje 35 centímetros de comprimento.

O chinês Wen Jian, de 41 anos, que mora em Changle, na província de Fujian, disse que deixou de cortar as unhas da mão esquerda aos 13 anos de idade para controlar seu temperamento, já que vivia se envolvendo em brigas, segundo o site britânico "Orange News".

Hoje, uma das unhas de Jian mede 35 centímetros de comprimento, o que impede que ele fique com o punho fechado. "Quando era jovem, eu era muito mal-humorado. Eu era muito agressivo e sempre me metia em encrenca", afirmou.
O YouTube divulgou no seu blog oficial os vídeos mais vistos no mundo em 2010. Segundo o post, mais de 700 bilhões de vídeos foram visualizados no ano, e mais de 13 milhões de horas foram enviadas para o site.

Os vídeos mais populares foram divididos em duas listas, para separar aqueles com apoio comercial, como os clipes de música.

Na primeira posição, entre os não-comerciais, ficou o “Bed Intruder”, com mais de 47 milhões de visualizações. No vídeo, o americano Antoine Dodson concede uma entrevista a uma TV e, irritado, fala sobre uma tentativa de estupro contra sua irmã por um homem que invadiu a casa deles. A entrevista foi transformada em música e em um clipe remixado.

Em segundo lugar ficou uma paródia da música "Tik Tok", de Ke$ha, com mais de 50,6 milhões de visualizações. Na terceira posição apareceu Greyson Chance, que atingiu a marca de 34 milhões de cliques. No vídeo, o jovem de 13 anos, que é comparado a Justin Bieber, interpreta a música “Paparazzi”, de Lady Gaga, ao piano.

Entre os clipes de gravadoras mais assistidos no YouTube, Justin Bieber ficou na primeira posição com a música “Baby”. O vídeo teve mais de 408 milhões de visualizações. A música oficial da Copa do Mundo de 2010, “Waka Waka”, interpretada por Shakira, embolsou o segundo lugar. Eminem e Rihanna apareceram na terceira posição com o clipe “Love The Way You Lie”, que atingiu a marca de 232 milhões de cliques.
O YouTube também criou um canal com a retrospectiva de 2010. Além dos vídeos mais vistos, já citados, o site mostra, em um gráfico, os mais populares em cada mês do ano.

Assim como o site de buscas do Google, o YouTube também divulgou os termos mais pesquisados em 2010, de acordo com cada mês.
Janeiro – Haiti
Fevereiro – Luge
Março – Eclipse trailer
Abril – iPad
Maio – Eminem Not Afraid
Junho – Shakira Waka Waka
Julho – Double Rainbow
Agosto – Bed Intruder
Setembro – Halo Reach
Outubro – Whip My Hair
Novembro – Firework
Da EFE
Uma equipe de arqueólogos chineses descobriu uma sopa de 2,4 mil anos no interior de um recipiente de bronze encontrado em um túmulo da primeira capital da civilização chinesa, Xian, no noroeste do país.

O jornal oficial "China Daily" divulgou nesta segunda-feira (13) a descoberta do Instituto Arqueológico da província de Shaanxi, cuja equipe descobriu a sopa no interior de um túmulo do período dos Reinos Combatentes (475-221 a.C.), no lugar onde está sendo construída a segunda fase do aeroporto de Xianyang.
O arqueólogo Liu Daiyun com um pedaço de osso presente na sopa. (Foto: Reprodução / China Daily)
"É a primeira vez que os arqueólogos chineses desenterram um recipiente com uma sopa de ossos em seu interior", assinalou o arqueólogo chefe da jazida, Liu Daiyun.

Liu explicou que no total foram encontrados três recipientes. O que continha a sopa de ossos de animal tinha três patas, enquanto o outro continha um líquido sem cheiro que pode ser um tipo de vinho antigo.
Os cientistas examinarão o conteúdo para determinar a que tipo de animal pertencem os ossos e a composição do líquido. Em outro túmulo, a equipe descobriu recipientes similares, mas quebrados e com restos de costelas de vaca.

Segundo o estilo dos túmulos e os artefatos descobertos em seu interior, os arqueólogos acreditam que foram construídos durante o reinado Qin, pertencente ao período dos Reinos Combatentes.
A equipe também chegou a conclusão que o ocupante do túmulo era um alto funcionário ou um parente do rei, já que se encontra localizada a cerca de 300 metros do mausoléu real.
Italiano diz que 'B' e 'S e iniciais 'CE' estão registradas no olho esquerdo.
Mistério já foi objeto de teorias na ficção, como em 'O Código Da Vinci'.
A Mona Lisa de Leonardo da Vinci guarda em sua pupila esquerda a chave da identidade da modelo em que o pintor se inspirou, segundo o investigador italiano Silvano Vinceti, cujas teorias são divulgas nesta segunda-feira (13) pelo jornal "The Guardian".
saiba mais
Cientistas querem exumar Da Vinci para provar semelhança com Mona Lisa
De acordo com Vinceti, que é presidente da comissão nacional de patrimônio cultural em seu país, o gênio renascentista, amante dos códigos, pintou uma série de letras pequenas nas duas pupilas de Mona Lisa.

"Invisíveis ao olho humano e pintadas em preto sobre verde e marrom, estão as letras LV em sua pupila direita, obviamente as iniciais de Leonardo, mas o mais interessante está em sua pupila esquerda", afirma o investigador, em declarações recolhidas pelo jornal.
Leonardo gostava de utilizar símbolos e códigos para transmitir mensagens, e queria que descobríssemos a identidade da modelo através de seus olhos"
Silvano Vinceti, presidente da comissão nacional de patrimônio cultural da Itália
Vinceti sustenta que no olho aparecem as letras "B" e "S", além de, possivelmente, as iniciais "CE", o que considera de vital importância para averiguar a identidade da modelo.

A modelo foi identificada frequentemente como Lisa Gherardini, a esposa de um mercador florentino, mas o investigador italiano não está de acordo, já que mantém que a Mona Lisa foi pintada em Milão.

"Atrás do quadro aparecem os números 149, com um quarto número médio apagado, o que sugere que Da Vinci o pintou quando estava em Milão na década de 1490, usando como modelo uma mulher da corte de Ludovico Sforza, o duque de Milão", declara ao jornal.

"Leonardo gostava de utilizar símbolos e códigos para transmitir mensagens, e queria que descobríssemos a identidade da modelo através de seus olhos", prossegue o italiano, que deve detalhar suas conclusões no próximo mês.

O mistério da Mona Lisa já foi objeto de teorias também na ficção, como no caso do romance "O Código Da Vinci", na qual o autor, Dan Brown, sugere que o nome é um anagrama para Amon l'Isa, em referência a antigas divindades egípcias.
Da EFE

Honda revela esboço da próxima geração do Civic

A Honda divulgou um esboço e confirmou a estreia da nova geração do Civic no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, em janeiro de 2011.
De acordo com a fabricante, o desenho ainda é um conceito do modelo 2012 e transmite o perfil elegante e aerodinâmico do novo sedã.
Pela imagem é possível notar que ele manterá algumas características do modelo atual, mas com linha mais acentuadas e agressivas no desenho da carroceria.
As vendas começam no primeiro semestre de 2011.
 Do G1, em São Paulo
Atacante do Roma já havia conquistado o 'prêmio' em 2006 e 2007. Ronaldinho Gaúcho fica na terceira colocação, atrás de Amauri

Por GLOBOESPORTE.COM
Roma

Adriano é tri. O atacante brasileiro foi eleito o pior jogador do ano do Campeonato Italiano e faturou o "Bidone d'Oro" (lixeira de ouro) nesta segunda-feira. É a terceira vez na carreira que o atleta, sonho de consumo do Corinthians para 2011, vence o concurso realizado pela rádio "Catersport". O Imperador já havia conquistado o prêmio em 2006 e 2007, quando ainda defendia o Inter de Milão.

A eleição contou com 18.123 votos e colocou três brasileiros nos primeiros lugares: Adriano (22,42%), Amauri (do Juventus, com 12,76%) e Ronaldinho Gaúcho (Milan, 10,11%). Em seguida, aparecem os italianos Cannavaro (ex-Juventus, 9,91%), Materazzi (Inter de Milão, 9,34%), Cassano (Sampdoria, 9,31%). Mais três brasileiros: Mancini (Inter, 8,24%), Diego (ex-Juve, 7,55%) e Felipe Melo (Juve, 5,61%). O 10º e último colocado foi o romento Mutu (Fiorentina, 4,75%).

O Imperador se tornou o sucessor de outro atleta brasileiro. Felipe Melo ganhou o "Bidone d’Oro" em 2009 depois de uma temporada ruim com o Juventus. A eleição é feita pela rádio desde 2003, quando foi vencida por Rivaldo. Depois, Nicola Legrottaglie (Juventus, 2004), Christian Vieri (Inter e Milan, 2005), Adriano (2006 e 2007) e Quaresma (2008) também faturaram a paródia da Bola de Ouro inventada pela revista "France Football" e que neste ano unificou o prêmio de melhor do mundo com a Fifa.

Apesar da fase ruim, Adriano é assediado para uma possível volta ao Brasil. Porém, a presidente do Roma, Rosella Sensi, revelou neste domingo que não facilitará a saída do atacante.

- O Adriano é um jogador do Roma e será no futuro - decretou.

sábado, 11 de dezembro de 2010

ZERO HORA

Tarcísio da Silva, 36 anos, estava sozinho e desarmado na Praia dos Ingleses

Criminoso é violento e extremamente perigoso, diz delegado
 
O foragido conhecido como Da Mamãe, um dos mais perigosos e mais procurados do Rio Grande do Sul (RS), foi preso na noite de sexta-feira na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, em Santa Catarina (SC).

Tarcísio da Silva, 36 anos, estava sozinho e desarmado no centro do balneário catarinense quando uma equipe da Polícia Civil gaúcha o abordou e anunciou a prisão, por volta das 21h.

Silva liderava a chamada Quadrilha da Mamãe, apontada como autora de uma sucessão de roubos de carros e ataques a residências que aterrorizaram Porto Alegre até a metade deste ano. A quadrilha é considerada uma das principais do RS, de acordo com o delegado responsável pela prisão, Augusto Cavalheiro Neto, e seu líder, um criminoso violento e extremamente perigoso.

— Se ele não é o principal foragido do RS, está entre os cinco principais — afirmou Cavalheiro.

O delegado comandou um grupo formado por 10 policiais na operação em SC, montada depois de a polícia ter recebido informações sobre a presença do foragido no litoral catarinense. Em pouco mais de um mês, no período em que durou a investigação para pegar Da Mamãe, outros dois integrantes da quadrilha foram presos na região metropolitana de Porto Alegre.

— Ele sentiu que se não saísse do Rio Grande do Sul, cairia — disse o delegado, ao explicar a incursão do suspeito por Santa Catarina.

A Quadrilha da Mamãe é suspeita de invadir uma casa na zona sul de Porto Alegre e torturar um casal de idosos, em junho. Também estaria envolvida na morte do tenente da reserva da Brigada Militar Edemilson Lira de Freitas, 51 anos, em 21 de julho, no bairro Intercap, em Porto Alegre. Ele acabou baleado nas costas ao enfrentar a quadrilha, que tinha feito três mulheres reféns na casa de um empresário do setor de transporte.

No fim de julho, a polícia começou a apertar o certo contra os bandidos e, em uma operação sigilosa, descobriu pistas do grupo em Cachoeirinha. Em agosto, três integrantes do grupo foram presos no município.

Na madrugada deste sábado, Da Mamãe foi conduzido em uma das cinco viaturas da Polícia Civil gaúcha em direção à 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, onde presta depoimento nesta manhã. O delegado informou que, depois de ser ouvido, o foragido deverá ser encaminhado ao Presídio Central.
Quem é Da Mamãe

- Nome: Tarcísio da Silva
- Idade: 36 anos
- Suspeito de crimes de roubo, latrocínio e homicídio, segundo o delegado Augusto Cavalheiro Neto
- Foragido desde maio de 2009

- Conhecido entre os policiais pela brutalidade de suas ações, em que usa até metralhadoras
Os ataques atribuídos à Quadrilha da Mamãe

— Tiroteio contra a polícia em Porto Alegre: em maio deste ano, policiais civis seguiram uma pista de ladrões de carro próximo ao Hospital Cristo Redentor, na Zona Norte, e acabaram entrando em confrontos com eles, em um intenso tiroteio. Na fuga, os bandidos reagiram também contra a Brigada Militar. Ninguém foi preso.

— Roubo a apartamento na Cristiano Fischer: seis homens invadiram em maio um prédio na Avenida Cristiano Fischer e atacaram um único apartamento. No local, eles se identificaram como policiais e levaram milhares de reais em joias e dinheiro.

— Choque e tapas contra reféns: em junho, o bando teria sido responsável por invadir uma casa na Zona Sul e ter feito um casal de idosos refém. As vítima sofreram torturas com choque elétrico e tapas para dizerem onde escondiam o dinheiro. O grupo levou mais de R$ 130 mil em dinheiro e joias.

— PM da reserva morto: ao reagir a assalto, o tenente da reserva da Brigada Militar Edemilson Lira de Freitas, 51 anos, foi morto com um tiro nas costas ao enfrentar a quadrilha, que fazia mulheres reféns em uma casa na zona leste de Porto Alegre.

A lista das 10 cidades com os maiores Produtos Internos Brutos (PIB) de Santa Catarina

colunista
 
A lista das 10 cidades com os maiores Produtos Internos Brutos (PIB) de Santa Catarina teve apenas uma alteração em 2008. Lages conquistou a 10ª posição, desbancando Brusque. Este é um dos dados revelados pelo relatório do PIB dos municípios catarinenses divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Florianópolis ficou na terceira posição entre as cidades com o maior PIB no Estado pelo segundo ano consecutivo. Até 2006 ela era a segunda no ranking — perdendo apenas para Joinville. Entre as capitais do país, ela é a única que não lidera a lista dos maiores PIB do Estado. A cidade é responsável por 6,59% do PIB catarinense.
— Florianópolis era o segundo município no ranking até 2006, quando perdeu a posição para Itajaí. Isso ocorreu, principalmente, por causa do Pró-Emprego, que deu incentivos fiscais para que importadoras se instalassem na cidade portuária — comenta Cláudio Mendonça, coordenador do estudo.
No valor adicionado bruto, que contabiliza o resultado da economia municipal no ano, a Capital ainda aparece na segunda posição no Estado. Somados os impostos que também se transformam no bolo do PIB, Itajaí ganha a posição.
A cidade portuária cresceu 10 vezes desde o ano 2008, o melhor desempenho entre as grandes cidades do Estado. O PIB de Itajaí representa 8,26% do bolo estadual. A segunda com maior crescimento no período foi São Francisco do Sul, que multiplicou por cinco o PIB municipal.
Na avaliação de Mendonça, Brusque teve, em 2008, uma queda no desempenho do setor de serviços, de alojamento, alimentação e intermediação financeira.
— Isso provavelmente ocorreu porque o turismo da cidade, focado no comércio, foi menor naquele ano. Com a ida de menos excursões para Brusque, o efeito se multiplicou nas diferentes áreas — avalia.
A economia de Lages, baseada 61,28% nos serviços e 36,31% na indústria, manteve o crescimento em 2008 e, por isso, conseguiu melhorar a posição no ranking. Na lista dos 293 municípios catarinenses, outras cidades tiveram melhoria ou perda de posições.
Continua liderando a lista a cidade mais populosa do Estado. Com um PIB de R$ 13,22 bilhões em 2008, Joinville é responsável por 10,72% do PIB catarinense. Mas a exemplo das principais cidades do país, Joinville está diminuindo a sua fatia na economia do Estado. Em 2007, a cidade tinha uma representatividade de 10,95% no PIB catarinense.
 PIB Santa Catarina - 10 maiores
Cidades PIB 2008 (R$ bilhões) PIB 2000 (R$ bilhões) Crescimento (%)

Joinville 13,2 4,7 180,1
Itajaí 10,2 1,0 920
Florianópolis 8,1 2,8 189,3
Blumenau 7,4 3,2 131,3
Jaraguá do Sul 4,8 1,7 182,4
Chapecó 4,3 1,5 186,7
São José 4,1 1,1 272,7
S. Francisco do Sul 3,2 0,6 433,3
Criciúma 2,8 1,2 133,3
Lages 2,4 0,9 166,7

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

IMBITUBA FC APRESENTA ELENCO PARA O CATARINENSE 2011

Nesta sexta-feira, dia 10, o Imbituba FC realizou a apresentação dos jogadores e comissão técnica para a disputa do campeonato catarinense 2011, que promete ser um dos mais fortes dos últimos anos.
Isso porque dos dez integrantes da primeira divisão dois estão na série A do campeonato brasileiro, um na B, dois na C e mais uma equipe na Copa do Brasil. “Montamos uma equipe que no nosso entendimento tem atletas de muita qualidade e capaz de disputar as primeiras posições neste campeonato de alto nível que promete ser 2011”, acredita o presidente do clube Roberto Rodrigues, que também ressaltou a importância de começar bem a competição. “Para o nosso torcedor, para a cidade e por ser um campeonato muito rápido, é muito importante começarmos bem, vencendo e motivando todo mundo”.
O técnico Muller destacou que tem confiança no grupo que está em suas mãos e que com certeza os melhores estarão em campo. “Independente de idade ou qualquer outra coisa, aquele que estiver melhor vai jogar, porque estamos trabalhando no melhor para a nossa equipe e para o futuro de todos nós”.
O Imbituba trouxe muitas novidades vindas de grandes clubes do Brasil (veja lista abaixo) e outros nomes bem conhecidos da torcida, e ainda espera a chegada para este sábado a chegada do meia atacante  Lucas, de 22 anos, que estava no Corinthians (SP) e vem por empréstimo em parceria com a empresa Energi.
Neste sábado, dia 10, o Imbituba faz um jogo treino com o Figueirense no centro de treinamento do clube, às 15 horas. E no dia 17, próxima sexta, as 19:30h, o Imbituba vai a cidade de São Ludgero, enfrentar a seleção da Amurel.
A estreia da equipe do Ninho da Águia é no dia 16 de janeiro, em casa, contra o campeão da Divisão Especial, Marcílio Dias.

O elenco para o catarinense 2011:

Goleiros – Último clube
André – Juventus
Diego – Centenário (PR)
Fernando Henrique –   Ceilândia (DF)
João Pacheco Júnior – Imbituba
Maycon – Portuguesa (MS)

Zagueiros
Cazinho – Atlético Tubarão
Diego – Atlético Tubarão
Leonel – Kisamã – (RJ)
Márcio – TSW Pegazus (Hong-Kong)
Roberto – Flamengo de Guarulhos
Vinicius – Portuguesa (MS)
Willian – Avaí

Lateral direito
Diego Pitbull – Atlético Tubarão
Geovani – FK Siad Most (República Tcheca)

Lateral esquerdo
Luan – Atlético Tubarão
Rodrigo – Grêmio Maringá (PR)

Volantes
Adebson – Figueirense
Anderson - Imbituba
Douglas – Corinthians (SP)
Douglas Ramos – São José (RS)

Meio-campo
Ederson - Imbituba
Guilherme – São José
Neilson – Icasa
Roger – Atlético Tubarão

Atacantes
Alan – Atlético Tubarão
Daniel – Esporte Clube São Bernardo
Danilo – Português (MS)
Josué – Corinthians (SP)
Jovaniel – Bahia (Feira de Santana)

Comissão técnica
Técnico – Muller – Grêmio Maringá
Auxiliar técnico – Pavão – Grêmio Maringá
Auxiliar técnico – Alexandre Pandóssio – Imbituba
Preparador Físico – Cocada – Grêmio Maringá
Auxiliar P. Físico – Marcos – Imbituba
Preparador de goleiros – Lenon – Goiânia
Auxiliar P. goleiros – Bil – Imbituba
Médicos: Renato Franz e Marcos
Fisioterapeuta – Luiz Artur
Massagista – Paulinho – Hercílio Luz
Nutricionista –  Adriana Salum
Mordomos – Tunico e Toco

Administrativo de futebol
Presidente – Roberto Rodrigues
Vice-presidente – Renata Rodrigues
Diretora Executiva – Arilza Passos
Diretor de Futebol – Fabiano Pierri
Gerente de Futebol – Alberto Rodrigues
Supervisor de Futebol – Elton Ferreira
Secretária: Simoni Rodrigues
Diretor Jurídico: Advogado Raul de Orleãs
Diretor de Marketing: Ômega Comunicação Estratégica

-----

De patins, chinesa passa por baixo de obstáculos a 28 cm acima do solo


Li Mingfen superou por cinco metros o antigo recorde.
Marca foi batida em Qinhuangdao, na província de Hebei.

Do G1, em São Paulo

A chinesa Li Mingfen, de 12 anos, entrou para o Guinness, livro dos recordes, ao andar de patins por baixo de obstáculos a 28 centímetros acima do solo. Ela percorreu 55 metros na última quinta-feira (6), em Qinhuangdao, e superou por cinco metros a antiga marca.

Veículo foi criado pelo carpinteiro Mewaram Jangid.
Mais de 80 crianças usam o transporte para ir para escola.

Do G1, em São Paulo

Mais de 80 crianças usam um transporte escolar puxado por camelo na região de Rajasthan, na Índia, para ir e voltar da escola todos os dias. O veículo com tração animal conta com dois andares. Ele foi criado pelo carpinteiro Mewaram Jangid, que é também o motorista.

"Era doloroso ver as crianças penduradas nas laterais dos ônibus superlotados. Eu queria ajudá-las e decidi projetar esse veículo. Acho que estou contribuindo para a segurança das crianças de alguma forma", afirmou Mewaram Jangid.
Do G1, em São Paulo

Um motorista foi multado em Seattle, no estado de Washington (EUA), depois que usou um boneco do personagem Diego, dos desenhos animados "Dora the Explorer" e "Go, Diego, Go" no banco de passageiro para poder trafegar em uma faixa de pista reservada para veículos com duas ou mais pessoas.

(Correção: em uma primeira versão, publicada às 14h15, a reportagem do G1 afirmou, incorretamente, que o boneco retratava o ex-jogador argentino Diego Maradona. A nota original foi despublicada. A informação correta está nesta nova reportagem.)
Empresário procurou empresa para remendar as notas.
Lei de Taiwan permite trocar cédulas remendadas por novas

Do G1, em São Paulo
 
Um empresário de Taiwan despejou um saco contendo 200 notas de mil dólares taiwaneses (cerca de US$ 6,6 mil) em uma picotadeira de papel. Apesar de o dinheiro ter ficado em pedaços, o homem identificado pelo sobrenome de Lin conseguiu recuperar a quantia após procurar uma empresa especializada em remendar dinheiro. Segundo uma lei local, é possível trocar notas remendadas por novas quando elas possuem 75% dos pedaços grudados.

Pen drive detecta pornografia

'Porn Detection Stick' rastreia todos os arquivos impróprios.
Dispositivo é o mesmo usado por forças policiais.

Do G1, em São Paulo
Pen drive detecta pornografia em computador do namoradoPen drive detecta presença de pornografia
no computador. (Foto: Reprodução)
Namoradas que suspeitam que seus parceiros estão vendo pornografia nos seus computadores podem agora saber a verdade.
O “Porn Detection Stick” (cartão que detecta pornografia) é plugado no computador para rastrear todo o disco rígido, o histórico de páginas na internet e até mesmo os arquivos deletados para verificar a presença de imagens impróprias.
Após fazer o exame, o dispositivo cria um relatório com todas as imagens pornográficas. Além disso, não é necessária a instalação de nenhum programa no computador. Assim, nenhum namorado precisa descobrir que a busca foi feita.
Segundo o jornal britânico "Daily Telegraph", o pen drive detecta tom de pele e partes do corpo em todos os tipos de arquivos, usando o mesmo programa forense utilizado pelas forças policiais.

Notebook resistente a pisada de Elefante chega ao Brasil por R$ 10 mil

'Duros na queda' atenderão nicho de mercado pouco explorado no país.
Investimento inicial será na formação de rede distribuidora e revendas.


Do G1, em São Paulo
 
Linha Toughbook da PanasonicLinha Toughbook da Panasonic. (Foto: Divulgação)
A Panasonic apresentou nesta terça-feira (7) sua linha de computadores portáteis robustecidos e iníciou as operações do segmento no Brasil.
A empresa pretende desenvolver e atender um nicho de mercado pouco explorado no País. São clientes que usam notebooks em obras de infraestrutura, plataformas de petróleo, indústria pesadas e serviços de segurança pública que precisam de um equipamento bastante resistente.
O foco inicial da Panasonic será na formação da estrutura de vendas, que reúne distribuidor especializado, revendas e integradores de soluções. Há uma preocupação em fornecer, também, um forte suporte pós-venda e assistência técnica "on-site".
Os notebooks da linha Toughbook que estão disponíveis no Brasil são voltados a quatro principais necessidades: totalmente robustos; uso em áreas restritas; semirrobustos e os robustecidos. Confira o vídeo com tigre e elefante testando a resistência do produto.
Panasonic Toughtbook modelo 31Panasonic Toughtbook 31. (Foto: Divulgação)
Totalmente robustos
Os equipamentos desta categoria atendem às normas miliatres (MIL-810-G) e  são classificados de acordo com os padrões internacionais de proteção contra entrada (IP) .

Os modelos que ganharam essa classificação foram o Toughbook 19, U1 Ultra e o Toughbook 31. Este com proteção contra choques e quedas de até 1,80m, webcam integrada, tela de 13,1 polegadas sensível ao toque, processador Intel i3 ou i5, Windows 7, memória RAM mínima de 2 GB, disco rígido de 160 GB ou 250 GB montado sobre amortecedores e com desengate rápido (SSD de 256 GB é opcional)  e bateria com até 11 horas de duração.

Panasonic Toughtbook modelo H1Panasonic Toughtbook modelo H1 (Foto: Divulgação)
Robustecido
Na linha H1, tablet robustecido para área médica, existem duas versões: Health, um assistente clínico móvel que projetado para atender os profissionais da área de saúde que permite a higienização do aparelho. Inclusive, vem com um software que informa qual área da tela já foi limpa e qual não e suporta quedas de até 90cm. Outro, o Field, é para uso em campo e possui duas baterias que podem ser trocadas em operação e garantem cerca de 6h em operação. Esse modelo utiliza o processador Atom Z540 da Intel, vem com 2 GB de RAM disco sólido de 64 GB numa tela de 10,4 polegadas sensível ao toque.


Semirrobusto

Nessa linha, uma alternativa mais confiável do computador de mesa, é oferecido o modelo Toughbook 52, com configurações que vão até um processador Intel i5-540M, 8 GB de RAM, HD de 250 GB, Wi-Fi, leitor de DVD e de cartão de memória e autonomia de até 9 horas de uso com a bateria de longa duração de 7800mAh.
Fabricação
Os portáteis da linha Toughbook são totalmente desenvolvidos em fábrica própria da Panasonic em Kobe, no Japão, com certificação ISO-9001 e ISO-14001. A exceção fica para os componentes como o processador, da Intel e dos díscos rígidos, dos principais fabricantes.
Custo
Apesar de todo o revistimento que garante a robustez do aparelho, os modelos Toughbook são um dos mais leves do seu segmento e seu custo pode variar de R$ 10 mil a R$ 25 mil, de acordo com o modelo e configuração escolhidos pelo cliente. A comecialização será feita através de um distribuidor autorizado.

Navegador da Microsoft poderá impedir que sites recolham dados

Recurso foi feito para versão atual do browser.
Tecnologia é pouco usada no Internet Explorer 8.

Reuters
 
A Microsoft planeja oferecer aos usuários de seu novo navegador a opção de impedir que sites recolham suas informações. A iniciativa faz parte dos esforços da empresa de prevenir a introdução de legislação federal quanto à privacidade on-line.
O recurso opcional, conhecido como “proteção contra acompanhamento”, se baseia em tecnologia desenvolvida para a versão atual do navegador da Microsoft, o Internet Explorer 9. O recurso não recebeu destaque porque a companhia estava tentando equilibrar as exigências de privacidade dos usuários com o desejo dos anunciantes de recolher dados sobre eles.
Segundo a Microsoft, a tecnologia se baseia no “InPrivate Filtering”, um recurso pouco usado do Internet Explorer 8 que permite que certos sites sejam bloqueados. A opção tinha que ser ativada toda vez que o navegador era usado.

Obstáculo ao comércio on-line
Na semana passada a Federal Trade Commission dos Estados Unidos apoiou a criação de uma opção de bloqueio de acompanhamento que limitaria a capacidade dos anunciantes de recolher dados sobre os consumidores. Os anunciantes se opõem à ideia, e diversos políticos do Partido Republicano, que assumirá o controle da Câmara dos Deputados no ano que vem, criticaram a legislação como possível obstáculo ao comércio na internet.

Muitos anúncios e elementos invisíveis na web são capazes de carregar automaticamente o endereço de internet de um usuário e a página que ele esteja visitando. Usando “cookies”, ou séries de dados salvos pelo navegador, os sites podem criar um perfil de cada usuário.

Novas cédulas do real começam a circular na próxima semana, diz BC

Primeiros modelos a circular serão de R$ 50 e R$ 100, informou BC.
Cerimônia marca lançamento da nova família do real na próxima segundaAlexandro Martello
Do

G1, em Brasília
 
O Banco Central informou nesta sexta-feira (10) que a segunda família de cédulas do real começará a circular na próxima segunda-feira (13). Os primeiros modelos em circulação serão as notas de R$ 50 e R$ 100.
As novas notas entrarão em circulação por meio dos bancos comerciais, sendo que as cédulas atuais continuarão valendo e somente serão retiradas de circulação em decorrência do desgaste natural, informou o Banco Central. As novas notas custam cerca de 25% a mais do que os modelos antigos, segundo informações da autoridade monetária.
Na nova cédula de R$ 100, permanece a garoupa de um lado e a efígie da República, do outro. Na nota nota de R$ 50, continuam a onça pintada e efígie da República. Os animais, porém, estão na posição horizontal. No modelo atual, aparecem na posição vertical. As mudanças são tecnológicas e de design, mas o BC afirmou que todos os animais representados nas notas atuais continuarão a figurar nas novas versões.
Segundo a autoridade monetária, as novas cédulas também atenderão a uma demanda dos deficientes visuais, que tinham dificuldades em identificar os valores nas notas atualmente em circulação. "Com tamanhos diferenciados e marcas táteis em relevo aprimoradas em relação às atuais, a nova família de cédulas facilitará a vida dessa importante parcela da população", informou a instituição.
Quando foi anunciado o projeto da segunda família de cédulas do real, em fevereiro deste ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que os novos modelos seguiriam um  padrão internacional que dificultará a falsificação. Segundo disse ele na ocasião, os novos modelos de notas também auxiliam na "internacionalização" da moeda brasileira.

Bebê indígena nasce com 7,1 quilos no Amazonas

Uma índia da etnia munduruku deu à luz uma menina de 7,1 quilos em Nova Olinda do Norte, no Amazonas, na terça-feira (7). As duas passam bem.

O bebê, que mede 60 centímetros, nasceu em uma cesariana e é saudável. A médica Romenia de Brito afirmou que a menina tem saúde perfeita e se trata de um caso de macrossomia fetal. Os médicos chegaram a desconfiar que a mãe tinha diabetes, o que não foi comprovado.
A mãe, Rosinete Brasil Cardoso, de 42 anos, vive na aldeia Kuatá perto do município de Borba. Mãe de dez filhos, ela conta que outras duas crianças nasceram com peso elevado, com 6 e 5,6 quilos

um justo tributo á familia pires

É, sem dúvida, gratificante conversar com amigos que, com seus antepassados, doaram anos de suas vidas a esta querida e bela terra. Entre eles, destaco a família de Antônio Pires

imbituba - Maria Aparecida Pamato Santana

Imigrante português, natural da Vila Nova de Gaia, Antônio chegou muito jovem ao Rio de Janeiro, em 1914, para trabalhar na Firma Lage & Irmãos na Ilha do Viana.
Profissional experiente e dedicado, foi transferido por Henrique Lage, em 1919, para trabalhar no Porto de Imbituba (trapiche), como conferente.
Aqui, conheceu a bela descendente de italianos, Liduina Pittigliani, com quem se casou
O casal teve seis filhos, quatro nascidos em Imbituba: Utelinda (falecida aos vinte anos), Ulisses, com noventa e três anos; Arduino, já falecido; e Renê, com oitenta e nove anos.
Anos depois, Henrique Lage precisou transferí-lo para Próspera (Criciúma), para atuar na Cooperativa. Lá nasceram seus dois últimos filhos: Vanda, já falecida; e Antônio Valter (oitenta e cinco anos, conhecido por Tói.)
Acometido de grave doença, o senhor Antônio faleceu muito jovem, aos quarenta anos. Seu filho Tói tinha apenas vinte dias.
Dona Liduína, com seis filhos, ficou sem recursos financeiros, impossibilitada de continuar morando na Próspera. Tempo em que a família de um trabalhador falecido ficava à mercê dos demais familiares. Seu boníssimo irmão, Uggero, trouxe-a com os filhos, de trem, para Imbituba. Deu a eles casa e alimentação por muitos anos. Dona Liduína, costureira, passou a fazer camisas sociais para as famílias Catão, Secco e outras. Ulisses e Renê começaram a trabalhar na “Casa Glória”, de Manoel Florentino Machado (Neco). Era uma verdadeira loja de departamentos, com tecidos, sapatos, chapéus, joias, louças, peças decorativas, ferramentas... Ao lado, ficava o bar, um posto de combustível e agência de ônibus. Arduino trabalhou no Cine Ideal, localizado num dos armazéns, próximo ao Porto. “Eu também trabalhei no Cine durante a segunda guerra mundial. Íamos pela Rua de Baixo no escuro; era proibida a iluminação pública e também nas casas, cujos donos precisavam usar panos pretos nas janelas para não deixar passar a claridade do interior. Eram ordens do Comandante do Exército, Capitão Baltazar. Foram anos muito difíceis para a população. Bom, porém, para as moças que casaram com soldados no final da guerra (1945). Alguns deles deram baixa, casaram e ficaram morando aqui, como o Michalaki, Adriano Dalbosco e José Petrassem.”
Antônio Valter e seus irmãos, à princípio, estudaram na primeira escola “isolada”; ficava abaixo da capelinha da praia. Depois, foi  transferida para a casa da Estrada de Ferro; por último funcionou na casa que hoje pertence a Margarita (sobrinha do Dr. Rinza). Nesse chalé, morou, mais tarde, a família de Sávio Secco, Gerente da Docas.
Em 1935, inaugurado o Grupo Escolar Henrique Lage, Tói e os irmãos passaram a estudar nele, onde se formaram no Curso Complementar, o mais alto grau de ensino em Imbituba.
Tói foi admitido na Companhia Docas, como funcionário da Seccão de Pessoal, em primeiro de agosto de 1944. Segundo ele, apesar de pouco estudo, conseguiu dominar bem o trabalho, depois da chegada das leis trabalhistas que passaram a dar direitos aos trabalhadores. Tudo era compilado na ficha individual do trabalhador: salário, produtividade, adicional por tempo de serviço, aposentadoria.
Até as despesas na cooperativa, no clube, nos jogos de futebol, eram anotadas. Os registros nas fichas eram manuais; não havia máquinas de escrever. Essas fichas eram impressas na tipografia da Docas. Seus três irmãos também foram funcionários da empresa. Renê ocupou a importante função de “Caixa” até se aposentar.
Disse Tói que, até os vinte e cinco anos, pensou em ficar solteirão. Não sabe se por Deus, teve a sorte de ir às quarenta novenas da Quaresma na capelinha. No vai e vem das pessoas, avistou uma moça que lhe tocou o coração; chamava-se Clara. Com o passar dos dias, percebeu que era correspondido. Namorou, noivou, e casou com a sua amada em 26 de maio de 1951.
Clara Nogueira era filha de Augusto Nogueira, primeiro e ótimo sapateiro daqui. Era, também, um exímio músico da orquestra “Jazz Band Imbituba”; e, de outras bandas que surgiram.
Tói e Clara tiveram quatro filhos: Reinaldo, Rita de Cássia, Romilson e Robson. Tói orgulha-se dos cinco netos (Renato,Roberta, Rodrigo, Antônio Valter neto e Talita) e do bisneto Eduardo.
Emocionado comentou: “aconteceu uma tragédia na minha vida: Clara faleceu em dezoito de fevereiro de 2004. Hoje, vivo solitário, com saudade daqueles tempos felizes. Clara me tratava a “pão- de- ló” (expressão comum, usada para expressar o grau de carinho).
Tói e os demais integrantes da Seção de Pessoal fundaram a Banda “ Gualberto Pereira”, da qual foi presidente por vinte anos.
Antônio Valter Pires tem muitas histórias para contar. Ficaram para uma oportunidade bem próxima.
A homenagem desta coluna é à família Pires, pelo exemplo de horandez e profissionalismo, respeito a Deus e ao próximo, herdados de Antônio e Liduina; esta, que venceu todas as vicissitudes da vida, com dignidade, até os seus 101 anos.

procissão encerra festejos á padroeira nossa senhora imaculada conçeição



Festa. Centenas de pessoas celebraram o último dia em louvor a Nossa Senhora Imaculada Conceição


Imbituba - Tuliana Rosa


A comunidade católica celebrou no dia 8 de dezembro, a festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição. O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854, e trazida para o Brasil pelos portugueses, a santa tornou-se padroeira de várias cidades, inclusive Imbituba.
A festa começou no dia 1º de dezembro, incluindo missas, novenas, procissões e dentro da programação social, animadas atrações. Para a comunidade católica do município esta é a maior festa católica, foram oito dias de celebrações e atividades que envolveram toda a comunidade.
Esta quarta-feira (8) marcou o fim de mais uma festa em homenagem à santa. Logo ao amanhecer, a cidade pode ouvir a salva de 21 tiros. Às 10h30min, a missa festiva celebrada pelo bispo Dom Wilson, animada pela Associação Coral de Imbituba que emocionou os fiéis presentes na cerimônia. Após a missa, o tradicional almoço festivo e sorteio da rifa e, às 19 horas, procissão da imagem e às 20h o encerramento da festa com a benção do Santíssimo Sacramento, com animação da Bandinha de Jesus.
No dia 1º, as celebrações foram iniciadas às 20 horas com missa de abertura da festa com o Padre Paulo Rodrigues, animada pelo Grupo de Irmãos. No segundo dia a novena celebrada pelo Padre Sérgio Jeremias e o grupo Tons de Deus. A missa do Sagrado Coração de Jesus celebrada pelo Padre Ademir Borges e animada pelo Movimento de Cursilho deu sequência as festividades. Seguidas pela novena e Procissão de São Cristovão, no sábado – celebrada por Padre Eduardo e animada pelo grupo Nova Canção, no domingo missa com Padre Edinei e grupo Unidos em Cristo, na segunda missa com Padre Avelino de Souza, acompanhado do grupo Tubarão e na terça novena com a transladação da Imagem de Nossa Senhora saindo da residência do casal Valmício e Carmem em direção à igreja, com Padre Pedrinho e animado por João e Sueli, encerrando nesta quarta, com a procissão.
O cortejo teve a participação de cerca de mil fiéis. Com a participação de todas as comunidades, a procissão mostrou a fé e cultura dos imbitubenses. A banda municipal acompanhou o cortejo.
No retorno da procissão, os últimos momentos da festa, foi realizado a Benção ao Santíssimo Sacramento.
A programação social contou com a noite da seresta, com o cantor Igor, The Claytons, apresentações artísticas, Chapolin voz e teclado, grupo de dança Pé de Mola, Giovani e seus teclados.

Festa supera expectativas

Segundo o Padre Eduardo Bittencourt a festa foi um somatório de acertos. “Todo ano é diferente, mas neste ano nosso balanço foi melhor do que o ano passado”, avalia. Padre Eduardo ressalta a quantidade de ouvintes que acompanharam as celebrações através do rádio, e que a festa deste ano e todas as celebrações foram voltadas para o maior desafio do presente: a família.
O coordenador  do Conselho Administrativo e Econômico Paroquial – Caep, João Batista Domingos, fala que as expectativas foram supridas. Além disso, uma prestação de contas será apresentada na missa das 8 horas deste domingo (12).

túnel do paes leme vai ser construido

Início. O túnel da estrada de Ferro, que liga a Rua Gregório de Souza à comunidade do Araçá, será finalmente construído

Imbituba - Popular Catarinense


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (09), no gabinete do prefeito Beto Martins, uma reunião com a presença do vereador Dorlin Nunes Junior, a superintendente da Ferrovia Tereza Cristina, Benoni Schimidt e Paulo Madeira, representante da comunidade do Araçá, para discutirem acerca do túnel do Paes Leme.

Depois de serem superados os obstáculos administrativos, o túnel sob a estrada de ferro que liga a Rua Gregório de Souza à comunidade de Araçá será finalmente construído. A obra favorecerá não só àquela comunidade como também os moradores do bairro Paes Leme, favorecendo o acesso à praia. A obra tão esperada terá início no começo de março. Benoni Schmidth, Superintendente da Rede Ferroviária Teresa Cristina, expôs como será construída a passagem inferior, comumente chamado de túnel, cujos tubolões já começaram a ser feitos, nesta primeira etapa da obra.
Segundo Benoni, a  obra requer muitos cuidados, pois receberá uma carga de peso muito grande.
O prefeito Beto Martins se colocou à disposição para eventuais colaborações no que for necessário, para que seja realizada esta obra de grande importância. O vereador Dorlin Nunes Júnior, que há muito tempo busca viabilizar a presente obra, disse estar muito feliz por saber que todas as dificuldades foram superadas e que em breve toda comunidade poderá se locomover sem que haja qualquer dificuldade de trânsito de um lado a outro da via férrea. “Nunca tive dúvidas de que a obra seria realizada”, diz o vereador, que é morador do bairro.  Na reunião também estava presente, Paulo Madeira, que mostrava muita alegria com a anunciação do início da obra e que sempre acreditou na palavra de todos os envolvidos.

reunião sela o diálogo entre portuários e altoridades


Imbituba - Popular Catarinense


Porto. Autoridade Portuária e órgãos intervenientes reuniram-se com arrendatários e operadores

Nesta terça-feira (07), representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Receita Federal e Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional) reuniram-se com arrendatários, operadores e a Autoridade Portuária de Imbituba, na sede da Companhia Docas de Imbituba, a fim de fortalecer o diálogo em relação ao cumprimento das legislações aduaneiras que regem as fronteiras brasileiras.

“A Companhia Docas de Imbituba está comprometida com a execução e a cobrança junto aos seus arrendatários e operadores do cumprimento das leis a fim de equiparar-se em qualidade e segurança aos maiores e melhores portos do país. Queremos posicionar o Porto de Imbituba como uma das melhores e mais eficazes fronteiras do Mercosul e sabemos que o caminho ainda é longo”,  afirmou o Administrador do Porto de Imbituba e representante da Autoridade Portuária na reunião, Jeziel Pamato de Souza.
 Entre os objetivos do encontro, o principal deles diz respeito ao esclarecimento sobre intervenções destes órgãos junto às empresas do setor portuário, o rigor dos controles em áreas de fronteira e o monitoramento constante quanto ao cumprimento da legislação, o que requer extrema eficiência do setor onde se aplica a regulação. Na ocasião, os representantes federais afirmaram ainda que a integração destes órgãos em Imbituba fortalece e dá credibilidade e legitimidade à atuação das autoridades, bem como amplia o nível de qualidade das instalações nesta fronteira, garantindo ainda a segurança necessária à área portuária no que tange à saúde humana e à economia nacional, por exemplo.
“Nossa atribuição, enquanto Autoridade Portuária corresponde a um elemento facilitador do comércio internacional. Estas reuniões colaboram bastante para o estabelecimento do diálogo e auxiliam diretamente o nosso trabalho. A presença das autoridades em uma reunião direta com nossos arrendatários, operadores e prestadores de serviços são essenciais para que o Porto de Imbituba torne-se cada vez melhor e mais seguro para proprietários de carga, armadores, empresas do setor portuário e investidores. Além disso, como fronteira brasileira, a eficiência dos serviços aduaneiros e de regulação dentro do porto assegura também o bem-estar da população em geral”, completou o gestor






quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Brasileiros compraram mais notebooks do que desktops em 2010

Segundo Abinee, 7,15 milhões de PCs portáteis serão vendidos no ano.
Já o segmento de desktops vai manter as vendas em 6,8 milhões.

 Do G1, com informações da Agência Estado

 O segmento de informática foi o que apresentou maior faturamento da indústria elétrica e eletrônica em 2010, informou nesta quinta-feira (9) a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). O segmento deve fechar este ano com faturamento de R$ 39,9 bilhões, alta de 13% em relação a 2009. O desempenho será puxado pelas vendas de notebooks, que aumentarão 39%, para 7,15 milhões em 2010. Já o segmento de desktops vai manter as vendas em 6,8 milhões.

De acordo com a associação, é a primeira vez que as vendas de notebooks superam as de desktops. No total, o segmento de informática comercializará 14 milhões de computadores, um crescimento de 17% em relação a 2009. Neste ano, a participação do chamado mercado cinza vai se manter em 30%.
O único dos oito segmentos do setor que registrará queda no faturamento é o de telecomunicações - R$ 16,7 bilhões, queda de 9%. No total, a indústria produzirá 61 milhões de telefones celulares, dos quais 47 milhões destinados ao mercado interno e 14 milhões à exportação. Uma das razões para a queda na produção foi a expansão das vendas no País dos smartphones, em sua maioria importados.
Os demais segmentos registram crescimento de faturamento neste ano. O segmento de equipamentos industriais vai faturar R$ 18,3 bilhões, crescimento 22%; o de utilidades domésticas, R$ 15,5 bilhões (16%); o de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, R$ 12,1 bilhões (14%); o de componentes, R$ 9,3 bilhões (13%); o de material de instalação, R$ 8,9 bilhões (12%); e o de automação industrial, R$ 3,1 bilhões (7%).

Para 2011, a Abinee prevê que o setor deverá faturar 13% a mais que em 2010, chegando a R$ 140,5 bilhões. O segmento de informática deve liderar o faturamento, com R$ 45,5 bilhões, alta de 14%. O segmento de equipamentos industriais deve faturar R$ 21 bilhões, alta de 15%; o de telecomunicações, R$ 18,5 bilhões, alta de 11%; o de utilidades domésticas, R$ 17 bilhões, alta de 9%; o de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, R$ 14,4 bilhões, alta de 19%; o de material de instalação, R$ 10,2 bilhões, alta de 15%; o de componentes, R$ 10,1 bilhões, alta de 8%; e o de automação industrial, R$ 3,5 bilhões, alta de 11%.
 

google divulgou nessa quinta- feira (9) os termos mais pesquisados pela ferramenta de busca em 2010

O Google divulgou nesta quinta-feira (9) os termos mais pesquisados pela ferramenta de busca em 2010. Neste ano, foram analisados, pela primeira vez, as marcas mais buscadas no Brasil e o próprio Orkut.  Segundo o Zeitgeist 2010, como é chamado o ranking, o site polêmico de conversas em vídeo Chatroulette foi o termo mais procurado. O segundo lugar ficou para o iPad, da Apple, um dos maiores lançamentos de tecnologia do ano. Justin Bieber apareceu na terceira posição. 
Top 10 no mundo:

1. Chatroulette
2. iPad
3. Justin Bieber
4. Micki Minaj
5. Friv
6. Myxer
7. Katy Perry
8. Twitter
9. Gamezer
10. Facebook
Segundo o anúncio do Google, receber mais de 1 bilhão de buscas por dia proporciona à companhia americana uma base de conhecimento sobre as tendências e sobre o que interessou os internautas em 2010.
No Brasil, a medalha de ouro foi para a musa da Copa do Mundo, Larissa Riquelme. Em segundo lugar está a nova rede social Formspring. Em terceiro, novamente, o cantor Justin Bieber.
Top 10 no Brasil:
1. Larissa Riquelme
2. Formspring
3. Justin Bieber
4. BBB 2010
5. Enem 2010
6. Restart
7. Hotmail.com.br
8. Luan Santana
9. Assistir filmes online
10. Globo.com.br

Reunião define datas para o “Natal Solidário Feito por Você”

09/12/2010

A Secretária da SEDESTH  Valéria Rodrigues organizou na manhã desta terça feira (07) junto com Comissão de Organização do Natal uma reunião para definirem a Chegada do Papai Noel nas comunidades, como vem ocorrendo todos os anos. O “Natal Solidário feito por Você”, conta com a colaboração dos empresários da cidade.
Durante a reunião ficou definido que o Papai Noel estará passando pelos bairros nos dias 20,21 e 22 deste mês onde serão distribuídos presentes para as crianças.
            Valéria acrescenta ainda que os empresários que tiverem interesse em participar dessa causa nobre e social devem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 32550469.

LOGOS e SEDESTH finalizam trabalhos do PLHIS

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação realizou na última sexta feira (3), na sala de reuniões da secretaria, a última reunião da equipe de consultoria da LOGOS com os membros do Grupo de Trabalho do PLHIS, para conclusão da terceira etapa do plano.    
    Na oportunidade a secretária Valéria Rodrigues recebeu da consultora, o produto impresso, o qual será encaminhado para análise da REDUR.    
    Dessa forma o município de Imbituba conclui seu plano municipal de habitação, o qual foi traçado para um período de dez anos, fundamentado na atual realidade do município com projeção para o aumento populacional. “Temos agora um instrumento que legitima a política habitacional, ficando o desafio de concretizá-lo”, ressalta a secretária.

Vencedor

Não apenas o calor de 32 graus foi superado pelo corredor Gabriel Garcia, em Minas Gerais. Na Volta da Pampulha, o imbitubense deixou para trás seus adversários e conquistou o título na categoria master, que reúne vovôs-atletas entre 60 e 64 anos. A conquista ajuda a aumentar a motivação para a participação na São Silvestre e também no Campeonato Mundial Masters, no ano que vem, nos Estados Unidos. O corredor de Imbituba é patrocinado por Lasca Mineração.
Além da droga, dinheiro, CDs, DVDs e óculos de sol contrabandeados do Paraguai e de São Paulo foram apreendidos  Tubarão

Uma grande operação da Polícia Militar de Tubarão, com apoio de policiais da agência de inteligência de Braço do Norte e Tubarão, resultou na prisão de três mulheres, de 32, 44 e 52 anos, acusadas de tráfico de drogas. Foram oito horas de campana. Doze policiais ficaram das 8 às 16 horas de ontem nas redondezas do camelódromo da Cidade Azul, anexo ao pátio da antiga rodoviária da cidade.
As mulheres, donas de três pontos do camelódromo, são acusadas de vender cocaína em pleno horário de trabalho. Entre um presente de natal e outros produtos comercializados aos consumidores ‘comuns’, elas vendiam buchas de cocaína aos usuários. Quase seis gramas da droga prensada e de alta qualidade foram apreendidos. “Agimos somente depois que tivemos certeza do comércio ilegal do entorpecente. Constatamos quem eram as traficantes e como elas agiam. Então, realizamos a prisão delas”, explica o capitão Dante Chierighini, do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) da PM.
Uma outra comerciante do local, de 22 anos, foi detida por pirataria. As acusadas de tráfico também foram enquadradas por pirataria. Quatro grandes caixas e uma bolsa de viagem cheias de CDs, DVDs e óculos de sol contrabandeados do Paraguai e de São Paulo foram apreendidas com o grupo.
Quase R$ 600,00 em dinheiro também foram recolhidos com as acusadas, além de duas modernas balanças de precisão.
As camelôs foram levados à Central de Polícia, onde prestaram esclarecimentos, e encaminhadas ao Presídio Regional de Tubarão ainda ontem.
Outras barracas do camelódromo continuam sob investigação, já que há movimento de usuários de drogas no local, segundo a PM.
Zahyra Mattar
Tubarão

Só de ler o título já dá até um ‘troço’ no coração. Mas não é para tanto. O não de um pode ser o sim do outro. Ocorre o seguinte: o pacote de projetos apresentados pelo vice-prefeito de Tubarão, Pepê Collaço (PP), em Brasília, no dia 18 de novembro, previa quatro obras distintas (veja todas no quadro), entre elas a redragagem de um trecho do rio.

Ontem, contudo, o embaixador da Cidade Azul na capital federal, o secretário nacional de saneamento do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, deu a notícia por telefone. O projeto não pode ser protocolado para requerer recursos na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O motivo é que a obra envolve três cidades e o programa é para obras individuais.

Ao mesmo tempo, Tiscoski sinalizou que existe uma outra maneira de pleitear a verba: junto ao Ministério da Integração Nacional. E é isso que será feito. Para completar a boa notícia (viu como não era ruim?!), Pepê irá “convocar” os prefeitos de Laguna, Célio Antônio (PT), e Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB), para fazerem isso juntos.

“Não foi trabalho em vão, nem é recurso perdido. Apenas precisaremos bater na porta certa. Além disso, teremos a chance de pleitear a verba para fazer a obra inteira e não apenas uma parte, como era previsto. Vamos para o Ministério da Integração com um projeto avaliado em R$ 54 milhões”, antecipa Pepê.

Em novembro, o município pleiteou “apenas” R$ 17 milhões para a redragagem. O valor correspondia à dragagem de nove dos 27 quilômetros do rio. A obra começaria a partir da foz, em Laguna. Agora, Pepê apresentará todo o projeto, que inclusive está pronto. A licença ambiental já é elaborada desde agosto para agilizar os trabalhos.

Os projetos

Etapa 1
Obra: Macrodrenagem da margem direita do Rio Tubarão.
Valor: R$ 13.711387,87.
A exemplo do que será feito na margem esquerda no próximo ano, a obra prevê a implantação de novas redes de drenagem e construção de galerias no bairro Oficinas e adjacências.

Etapa 2
Obra: Macrodrenagem e pavimentação do bairro Humaitá de Cima.
Valor: R$ 6.608.189,94.
Versa sobre a complementação das obras de macrodrenagem da margem esquerda.

Etapa 3
Obra: Recuperação das margens do Rio Tubarão e pavimentação das avenidas beira-rio.
Valor: R$ 5.440.913,76.
A obra será feita em uma extensão de dois quilômetros nas duas margens do rio. Com isso, todo o perímetro urbano será contemplado.

Etapa 4*
Obra: Redragagem do Rio Tubarão.
Valor: R$ 17.224.154,76.
O município pleiteou verba para dragar nove quilômetros do rio, a partir da foz, em Laguna. Para realizar o serviço em toda a extensão urbano (27 quilômetros), será necessário captanear mais verba.

*Este foi recusado pelo Ministério das Cidades e será apresentado junto ao Ministério da Integração Nacional. Ao invés de buscar parte da obra, o município pleiteará a totalidade dela: serão mais de R$ 54 milhões.

Os outros projetos

A previsão é que o Ministério das Cidades anuncie na próxima semana quanto aos outros projetos apresentados no mês passado pelo vice-prefeito de Tubarão, Pepê Collaço (PP). A retirada da etapa 4, referente à parte da redragagem do Rio Tubarão, não torna a vinda da verba menos importante. Pelo contrário. As obras previstas em um dos setores mais carentes da cidade: drenagem.

Dos três projetos restantes, dois têm mais chances de serem aprovados. O primeiro é o da macrodrenagem do bairro Humaitá de Cima, avaliado em mais de R$ 6 milhões. O outro é o da recuperação das margens do rio, orçado em mais de R$ 5 milhões.

O terceiro - mais de R$ 13 milhões para macrodrenagem da margem direita - ainda é uma incógnita. Faltou um documento referente à topografia, que já é providenciado e será enviado até amanhã. Mas o que preocupa não é isso, e sim o fato dos técnicos terem apontado que a obra é formada por várias microdrenagens, o que não poderia ser feito pela segunda edição do Programa de Aceleração do crescimento (PAC-2).

“Eles argumentam que não é uma macrodrenagem, mas a obra mudará toda a atual rede e impactará em vários bairros. É isso que vamos defender”, valoriza Pepê.

Macrodrenagem da margem
esquerda: prazo é prorrogado


O Ministério das Cidades concordou em prorrogar a apresentação do projeto que visa a macrodrenagem da margem esquerda do Rio Tubarão. Um investimento de R$ 4,9 milhões. O recurso foi pleiteado no começo do ano passado, pelo vice-prefeito de Tubarão, Pepê Collaço (PP).

Desde então, é esperada a conclusão dos projetos pela empresa Prosul, de Palhoça. O último prazo dado pelo governo federal foi 12 de novembro. Na época, faltavam apenas questões relacionada a orçamentos. “A prorrogação não foi exclusivamente para nós, mas para pelo menos três dezenas de cidades que tiveram problemas nos projetos”, informa Pepê.

Com isso, a prefeitura tem até julho do próximo ano para aprontar tudo. Os recursos estão disponíveis para saque, na Caixa Econômica, desde o dia 28 de outubro do ano passado. “É uma coisa. As planilhas e os custos foram entregues na semana passada, mas novamente com erros. Agora a empresa pediu até a próxima segunda ou terça-feira para devolver com as correções”, explica o vice-prefeito.

Os projetos

A macrodrenagem da margem esquerda de Tubarão é um projeto que compreende duas obras distintas: a construção de duas estações elevatórias às margens do rio e obras de microdrenagem:

• Microdrenagem
Valor do contrato: R$ 4.435.587,97.
Ministério das Cidades: R$ 4.213.808,57.
Prefeitura de Tubarão: R$ 221.779,40.
A obra: Será realizada desde a BR-101 até o Rio Tubarão e deve levar cerca de quatro meses para ser concluída. O projeto beneficiará cerca de 28 mil habitantes (quase 30% da população de Tubarão), moradores dos bairros Humaitá, Dehon, Morrotes, Vila Elisa e Centro. A ampliação do sistema de drenagem envolverá a construção de galerias, em uma extensão de 1,49 quilômetro, além da implantação de 16 caixas de ligação e passagem d’água.

• Estações elevatórias
Valor do contrato: R$ 499.973,98.
Ministério das Cidades: R$ 474.975,28.
Prefeitura de Tubarão: R$ 24.998,70.
A obra: Serão construídas três. Duas na avenida Padre Geraldo Spettmann - uma fica na esquina com a avenida Getúlio Vargas (beira-rio - cabeceira da ponte Nereu Ramos) e a segunda no fim da avenida, próximo a BR-101. A terceira fica na comunidade do Pantanal. A expectativa é de que sejam implantadas dentro de três meses. Esta obra beneficiará cerca de oito mil famílias.